Viveiro de Portas Abertas vai mostrar como mudas nativas são produzidas no Dia da Árvore

Consórcio PCJ e Oji Papeis Especiais vão entregar melhorias ao Viveiro Municipal de Piracicaba

No próximo dia 21 de setembro será celebrado o Dia da Árvore e para marcar a data, Consórcio PCJ, Oji Papeis Especiais e a Secretaria de Defesa do Meio Ambiente da Prefeitura de Piracicaba (SEDEMA), promoverão o evento “Viveiro de Portas Abertas”, no Viveiro Municipal da cidade que contará com diversas atividades, como o plantio simbólico de mudas de Ipê Branco (árvore símbolo do Consórcio PCJ), distribuição de mudas nativas à população e a realização de um Tour de Capacitação “Conhecendo a Produção de Mudas Nativas”.

Na cerimônia, o Consórcio PCJ e a Oji Papeis Especiais também farão a entrega de melhorias no Viveiro, que consistiram na compra de uma nova bomba de captação de água, telas de proteção do sol para os ambientes de reprodução de mudas nativas, compra de sementes para a produção de mudas nativas, e instalação de placas sinalizadoras no viveiro.

Estão confirmadas a participação no evento das autoridades: o Presidente do Consórcio PCJ e prefeito de Nova Odessa (SP), Benjamim Bill Vieira de Souza, o Presidente da Oji Papeis Especiais, Agostinho Monsserrocco, o prefeito de Piracicaba (SP), Barjas Negri, o secretário da SEDEMA, José Otávio Machado Menten e a coordenadora do Viveiro de Piracicaba, Clementina Rossini.

A iniciativa faz parte de uma parceria entre o Consórcio PCJ e a Oji Papeis Especiais que ainda prevê ações de sensibilização e reflorestamento ciliar por meio do Programa de Proteção aos Mananciais da entidade, com investimentos previstos de R$ 15 mil.

“O investimento no viveiro de Piracicaba além de beneficiar o município faz parte de um grande projeto de revitalização de mananciais, já que grande parte das mudas produzidas nesse viveiro são utilizadas nos reflorescimentos do Consórcio PCJ que atingem toda a área das Bacias PCJ. Ao recuperar as nascentes que estão a montante, o próprio município de Piracicaba será beneficiado, com a melhora da qualidade da água que chega ao rio homônimo que cruza a cidade”, atenta o coordenador de projetos e responsável pelo Programa de Proteção aos Mananciais do Consórcio PCJ, Guilherme Valarini.

Durante o evento “Viveiro de Portas Abertas”, haverá a doação de mudas e a população poderá visitar as instalações. Cerca de 30 alunos do quarto ano da Escola Municipal Olívia Capranico conhecerão o local e serão capacitados sobre a produção e importância de mudas nativas durante o tour pelas instalações do viveiro.

O Programa de Proteção aos Mananciais do Consórcio PCJ possui 27 anos de atuação e já plantou mais de 4,5 milhões de mudas nativas em 2.700 hectares de matas ciliares, o equivalente a 3.610 campos de futebol. Essas ações são possíveis graças às parcerias que a entidade possui com 15 viveiros municipais espalhados pelas Bacias PCJ. O Viveiro de Piracicaba é o maior produtor da região e contribui com 50 mil mudas nativas em reflorestamentos nas Bacias PCJ.

Nós atuamos em prol dos ODS

O evento “Viveiro de Portas Abertas”, também foi registrado como uma das iniciativas em todo o mundo que farão parte da celebração do aniversário de promulgação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Pelo link http://www.act4sdgs.org/partner/consorcio_pcj pessoas do mundo todo acompanharão a atividade proposta pelo Consórcio PCJ para marcar essa importante data. O Evento atende às premissas dos ODS 6 (água) e 15 (vida terrestre).

Os ODS foram anunciados, em 25 de setembro de 2015, durante a Cúpula de Desenvolvimento Sustentável e discutidos na Assembleia Geral da ONU, onde os Estados-membros e a sociedade civil negociaram suas contribuições. O desenvolvimento sustentável é definido como o desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das futuras gerações de satisfazerem as suas próprias necessidades.

Para marcar a data de aniversário das ODS, a ONU criou a campanha We #Act4sdgs e o site www.act4sdgs.org pelo qual milhares de pessoas, organizações e instituições de todo o globo poderão cadastrar ações que debaterão os ODS, sensibilizando a comunidade sobre a importância dessas metas.

SOBRE OJI PAPÉIS ESPECIAIS

Com capacidade produtiva de 120 mil toneladas de papel por ano, a empresa é líder nacional do setor de papéis especiais (térmicos e autocopiativos). Faz parte do Grupo OJI Holdings Corporation, fundado em 1873 no Japão, que atualmente conta com 35 mil profissionais e atua em quatro continentes com mais de 300 subsidiárias e unidades fabris. Em 2011, o grupo assumiu o controle da fábrica de papéis especiais de Piracicaba e iniciou suas operações no setor no Brasil. A sustentabilidade é um dos principais valores da OJI PAPÉIS ESPECIAIS, que busca gerar riqueza, valorização ambiental e social através de seus projetos socioambientais e modelo de negócio. Em 2017, a OJI foi reconhecida na segunda colocação de melhores empresas para trabalhar de Piracicaba e região, pelo instituto Great Place to Work. Já em 2018, se classificou como a 19ª melhor empresa para trabalhar no Brasil, na categoria médias multinacionais, em lista feita pela revista Época Negócios e pelo GPTW.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo