Viveiro de Camanducaia foi inaugurado com a presença de representantes do PCJ

 

16/11/2010

O Consórcio PCJ, através da Agência de Água PCJ, Comitês PCJ e a Prefeitura de Camanducaia, por intermédio da atual gestão, participaram da inauguração do Viveiro Regional Florestal Municipal de Mudas de Camanducaia. A cidade foi contemplada pela Agência de Água PCJ – Piracicaba, Capivari e Jundiaí, com uma ação de apoio ao CBH-PJ, parcela mineira das bacias PCJ, com o valor de R$ 232.803 mil, que foram investidos na implementação do viveiro florestal municipal. O Viveiro Florestal de Mudas Nativas do Município de Camanducaia “Prefeito José Pereira da Silva” foi inaugurado no dia 12 de novembro, às 10h00, localizado na Estrada Municipal s/n – Bairro Chacrinhas, o Viveiro Florestal beneficiará 60 mil pessoas.

 

O empreendimento – cujo projeto original detalhado – foi contratado pela Agência PCJ/Consórcio PCJ foi ampliado e poderá oferecer a cidade de Camanducaia e entorno melhorias como distribuição de mudas nativas, além de uma sala de leitura sobre o tema meio ambiente. O projeto teve como prioridadea implantação de um novo sistema irrigação, galpão, sanitário, estufa e outras melhorias. O primeiro lote de mudas que serão distribuídas gratuitamente, tanto para a arborização urbana quanto para a recuperação de matas ciliares, já estão no Viveiro de Camanducaia.

 

O prefeito de Camanducaia, Célio de Faria Santos, salientou que a implantação da mata ciliar é uma exigência baseada na lei. “Todo agricultor precisa destinar uma porcentagem de sua propriedade para o plantio e nós atuaremos com a função de fornecer as mudas para a regularização da situação gratuitamente”, pondera. E acrescenta, “não basta marcar a região que precisa ser reflorestada, é preciso plantar e cultivar a árvore até que a mesma se torne independente. É necessário atentar para a necessidade de arborização”, destacou. O prefeito municipal aproveitou para parabenizar ao ex-vereador Carlos Buta, pela iniciativa e empenho em tornar realidade o Horto Florestal Municipal.

 

O Coordenador da Agência de Água PCJ/Consórcio PCJ, Francisco Carlos Castro Lahóz, comentou que esta iniciativa é uma das várias que podem ser realizadas com o apoio da Agência de Água PCJ/Consórcio PCJ e Comitês PCJ. E, reforça que de acordo com as demandas das cidades da parcela mineira das bacias PCJ, a equipe do PCJ poderá dar o suporte necessário para que os projetos se tornem realidade. Lahóz que tem freqüentado a bacia pessoalmente para estabelecer uma relação de troca e reciprocidade entre as cidades e a Agência de Água PCJ/Consórcio PCJ e Comitês PCJ está empenhado em colaborar com as demandas das cidades de Camanducaia, Extrema, Toledo, Itapeva e Sapucaí Mirim no que diz respeito aos recursos hídricos; fornecendo soluções e caminhos para a sustentabilidade.

 

Estiveram na cerimônia de inauguração funcionários da Companhia Melhoramentos, da Unaí, Ecominas, representantes de várias cidades da região, alunos de escolas públicas, polícia ambiental de Minas Gerais e outras entidades parceiras dos municípios da parcela mineira das bacias PCJ.

A cerimônia que teve início com a apresentação da fanfarra da cidade de Camanducaia transcorreu até por volta das 12h00 e foi encerrada pelo prefeito de Camanducaia com o descerramento da placa que marca a entrega do Viveiro “Prefeito José Pereira da Silva”.

  Assessoria de Comunicação – Agência de Água PCJ  

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo