Viva o Rio Piracicaba!

Desde 2001, 15 de abril é considerado o dia do Rio Piracicaba
Nesta sexta-feira (15) é comemorado o dia do grande motivador de mudanças nas Bacias PCJ, aquele que apresenta importância histórica para o desenvolvimento do interior: o Rio Piracicaba. A data foi criada diante da importância do manancial em 23 de agosto de 2001, quando um projeto de lei foi aprovado pelos vereadores da época.

A melhoria do Rio Piracicaba é fruto da mobilização da sociedade piracicabana que, em 1985, deu início a um movimento ambientalista em prol da melhoria da qualidade das águas dos rios da região. Após a morte de um grande peixe, conhecido popularmente como jaú, que teria sido causada pela poluição, a sociedade se mobilizou e realizou um enterro simbólico do Rio Piracicaba. Essa manifestação deu início à “Campanha Ano 2000 – Redenção Ecológica da Bacia do Rio Piracicaba”, organizada pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos do município, que culminou na elaboração de diversas reivindicações visando uma melhor gestão das águas.

Dentre as 32 reivindicações, a de número 19 dizia que era necessária a “Criação de um organismo intermunicipal eleito e de representantes de um conselho diretor de prefeitos dos municípios integrantes da bacia”, ou seja, a “Campanha Ano 2000” foi fundamental para a criação do Consórcio PCJ poucos anos mais tarde, em 1989.

Desde então, diversas legislações voltadas à gestão dos recursos hídricos e do meio ambiente foram criadas, porém, nem todas foram devidamente regulamentadas e implementadas. Dessa forma, o Consórcio PCJ, sempre atuando na busca da sustentabilidade hídrica de nossa região, realizará quatro encontros em diferentes cidades para dialogar sobre a construção e a execução de políticas municipais relacionadas aos recursos hídricos. Para mais informações sobre os Encontros “Água e Cidadania”, acesse: www.facebook.com/aguaecidadania.

“O Consórcio PCJ nasceu graças à mobilização piracicabana e hoje, temos muito orgulho de ver essa entidade crescer. São quase 30 anos em prol da gestão das águas das Bacias PCJ e vamos continuar lutando para nunca mais voltarmos àquele tempo”, destaca o secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz.

Comemoração

As ações do 22º Arrastão Ecológico pelo Rio Piracicaba e a solenidade de comemoração desta grande data serão realizadas em um evento único, pela Comissão Organizadora do Arrastão Ecológico e pela Comissão de Eventos Cívicos da Prefeitura, no próximo sábado, dia 16 de abril, às 9h, na famosa Rua do Porto.

As atividades da 22ª edição do Arrastão Ecológico pelo Rio Piracicaba estavam programadas para acontecer no dia 12 de março, mas devido às chuvas e à alta vazão do rio, a Prefeitura de Piracicaba decidiu adiar a realização do evento por medida de segurança. O Arrastão Ecológico pelo Rio Piracicaba acontece anualmente e visa estimular a consciência ambiental sobre a conservação das margens e do rio como um todo. Nesta 22ª edição, o trajeto será feito por voluntários, que seguirão por terra e também em barcos, a partir da Rua do Porto, na rampa em frente ao Largo dos Pescadores. Para quem estiver em embarcações, o local de chegada e encerramento da ação será no Rancho do Roncato, localizado entre as cidades de Piracicaba e Águas de São Pedro (SP).

O Dia do Rio Piracicaba faz parte do calendário festivo da cidade desde 2001 e o evento em sua comemoração é realizado pela Comissão Municipal de Eventos Cívicos, com apoio das Secretarias de Turismo e de Defesa do Meio Ambiente. Além de homenagear o rio Piracicaba, o evento ressalta a importância de sempre buscar caminhos para a defesa e conservação deste patrimônio natural da cidade, cuja bacia hidrográfica também abastece milhões de pessoas da grande São Paulo.

 

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo