Foto: Divulgação/Agência das Bacias PCJ
Evento dos Comitês de Bacias de todo o Brasil está acontecendo nessa semana, de 08 a 13 de setembro
Vitória, capital do Estado do Espírito Santo, recebe nessa semana (de 08 a 13 setembro), o 26º ENCOB – Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, promovido pelo Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH), em parceria com o Governo do Estado do Espírito Santo. Neste ano, o tema da edição é “Emergência Climática: Povos e Territórios – Água é o que nos une” e tem como objetivo refletir sobre os impactos das mudanças climáticas à gestão da água.
O Consórcio PCJ está presente, representado pelo secretário executivo da entidade, Francisco Lahóz, que também está integrando a comitiva dos Comitês PCJ. Lahóz apresentará nessa quinta-feira (11), o relato de experiência, intitulado “O Pioneirismo do Consórcio PCJ como Organismo de Bacias e a Cobrança Voluntária da Água no PCJ”, no qual ele narra o processo de constituição e fundação da entidade e seu pioneirismo em realizar um exercício de cobranças nas Bacias PCJ.
“O ENCOB é um momento de grande riqueza e troca de experiências na área de gestão de recursos hídricos, ainda mais nessa edição em que está sendo debatido sobre os eventos climáticos extremos e como se adaptar a eles”, comenta Lahóz.
O Consórcio PCJ apresentou sua experiência de quase 36 anos de história no seminário “A importância da cobrança pelo uso da água na revitalização das bacias hidrográficas”. A entidade participou, também, do Evento Diálogos, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente, onde se discutiu o planejamento da Bacia do Prata, região hidrográfica transfronteiriça, que engloba além do Brasil, os países Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai.
Na quarta-feira (10), aconteceu a Reunião do Conselho Nacional de Recursos Hídricos, que é a instância máxima do sistema de gerenciamento dos recursos hídricos, reunião esta que também contou com a participação do Consórcio PCJ.
A Família PCJ ainda está representada com a participação dos Comitês PCJ e da Fundação Agência das Bacias PCJ, inclusive com a presença de estande na feira técnica, composto ainda por um pequeno estúdio para gravações de vídeocasts sobre temas relevantes da gestão de recursos hídricos no Brasil e nas Bacias PCJ, que estão sendo transmitidos nas redes sociais.
Sobre o ENCOB
O 26° ENCOB é voltado para todas as pessoas e instituições comprometidas com a gestão democrática e integrada das águas no Brasil. O evento é direcionado especialmente para: membros de comitês de bacias hidrográficas (titulares e suplentes); Representantes de órgãos gestores de recursos hídricos nas esferas federal e estadual; usuários da água dos diversos setores (abastecimento, energia, indústria, agricultura, entre outros); representantes da sociedade civil organizada; técnicos, gestores públicos e profissionais atuantes em meio ambiente e recursos hídricos; pesquisadores, estudantes e representantes de instituições de ensino e pesquisa; movimentos sociais, povos e comunidades tradicionais; e integrantes de organizações não governamentais e entidades ambientalistas.
O ENCOB é um espaço plural aberto ao diálogo e à construção coletiva. Com o tema “Emergência Climática: Povos e Territórios – Água é o que nos une”, o ENCOB 2025 convida à reflexão sobre os efeitos crescentes das mudanças climáticas nos territórios e nos modos de vida. A proposta é evidenciar a urgência de fortalecer a governança das águas como pilar fundamental para a adaptação climática, a justiça ambiental e a sustentabilidade.
