Vitor Saback assume presidência interina da ANA

Vitor Saback foi nomeado diretor da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, em dezembro de 2021, e conduzido de forma interina ao cargo de Diretor-Presidente da Agência até que os novos diretores sejam sabatinados pela Senado Federal e tomem posse, o que deve ocorrer somente na segunda quinzena de fevereiro de 2022.

Saback assume a função deixada por Christianne Dias, que ao lado de outros três diretores, encerraram seu mandato no último dia 16 de janeiro. Deste modo, assumiram também o cargo de diretores interinos: Luís André Muniz, Rogério Menescal e Patrick Thomas.

Conhecendo o novo diretor-presidente da ANA

Vitor Saback é graduado em administração pela Universidade de Brasília (UnB) e possui pós-gradução em finanças e mercado de capitais na Fundação Getúlio vargas (FGV). É servidor público do Ministério Público da União (MPU), tendo o cargo de analista de gestão pública.

No último dia 13 de janeiro, durante evento de apresentação do balanço dos últimos quatro anos da gestão, e na presença da diretoria colegiada que estava concluindo o atual mandato, Saback atentou que os diretores encerram um ciclo, mas não os mandatos, pois o legado que deixaram seguirá sendo cultivado nos próximos anos. “Esta diretoria desempenhou um trabalho muito bonito em prol da sociedade brasileira e da ANA. Porém, o mandato não se encerra, porque a semente plantada continua na Agência e eu vou seguir regando esse trabalho.”, concluiu.

Nova Diretoria ainda precisa ser sabatinada pelo Senado

A nova diretoria foi indicada no último mês de dezembro pela Presidência da República e é composta pelos nomes: Verônica Sánchez da Cruz Rios, que assumirá a presidência da ANA, e os diretores, Filipe de Mello Sampaio Cunha, Herbert Drummond e Maurício Abijaodi Lopes de Vasconcelos.

Os nomes agora aguardam o agendamento da sabatina pelo Senado Federal, o que deve ocorrer ao final do próximo mês para, então, ser agendada a cerimônia de posse na ANA.

A Diretoria Colegiada da ANA é composta por cinco membros: um diretor-presidente e quatro diretores, todos nomeados pelo Presidente da República e sabatinados pelo Senado Federal, com mandatos não simultâneos de quatro anos.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

14 de novembro de 2025

Sistema Cantareira opera com 23,3% de volume útil, o menor patamar dos últimos cinco anos para o mês de outubro, e segue na “Faixa 4…

11 de novembro de 2025

Categoria é voltada às instituições de Educação Básica localizadas em municípios associados ao Consórcio PCJ Os projetos “Refloresta”, da E.E. Comendador Emílio Romi (Santa Bárbara d’Oeste), Vozes…

11 de novembro de 2025

Evento que teve início nesta segunda-feira, 10, reúne líderes globais para discutir soluções integradas de adaptação, resiliência e segurança hídrica. A Conferência das Nações Unidas…

Pular para o conteúdo