Visitas presenciais à Casa+Sustentável já podem ser agendadas pelo site do projeto

A partir de dezembro de 2021 o espaço passa a receber grupos escolares do Ensino Médio, Técnico e Nível Superior de no máximo 20 pessoas por visita.

A Casa+Sustentável, uma iniciativa do Consórcio PCJ ao lado da CPFL Energia e da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), localizada na sede na sede da entidade em Americana (SP), já está recebendo o agendamento de visitas presenciais de grupos escolares do Ensino Médio, Técnico e Nível Superior para serem realizadas a partir de dezembro de 2021. No início do ano que vem as visitas serão ampliadas para alunos do Ensino Fundamental e público em geral. Os agendamentos devem ser realizados pelo e-mail casamaissustentavel@agua.org.br.

O espaço é destinado à sensibilização sobre o uso eficiente de água e energia elétrica e conta com diversas atrações que explicam as origens da água e energia no nosso planeta e práticas mais sustentável de seu consumo.

Os visitantes deverão seguir algumas regas de segurança sanitária devido à pandemia de coronavírus: o uso de máscaras durante toda a duração da visita e o envio obrigatório do comprovante do esquema vacinal completo para a Covid-19. Nesse momento, os grupos serão de no máximo 20 pessoas por visita para respeitar o distanciamento social de 1,5 a 2 metros entre as pessoas, e o consumo de alimentos não será permitido nas dependências da Casa + Sustentável.

No mês de novembro, as visitas presenciais à Casa estão liberadas apenas aos grupos dos municípios e empresas membros do Consórcio PCJ. Com a melhora dos cenários da pandemia, a expectativa é de que as visitações sejam ampliadas, conforme explica a gerente técnica da entidade, Andréa Borges. “Todos os cuidados sanitários estão sendo tomados e com a melhora dos dados da pandemia podemos até adiantar a previsão de visitas de outros grupos de alunos e público em geral”.

Andréa atenta ainda para a importância de os professores acessarem o site da Casa para ter acesso às informações detalhadas sobre o projeto e como extrair o máximo possível da visitação in loco da construção. Também é recomendável que os professores façam o curso “Sustentabilidade na Prática”, presente na Escola da Água do Consórcio PCJ (escola.agua.org.br), pelo qual será possível aprender sobre diversos conceitos presentes na casa aplicados ao nosso dia a dia e que servirá de conteúdo complementar para desenvolvimento de atividades com os alunos após a visita.

Existe a possibilidade de visita virtual à Casa+Sustentável, através do site do Consórcio PCJ (www.agua.org.br/casamaissustentavel), no qual é possível conhecer cada um dos 12 ambientes e as atrações presentes na construção, além de ter acesso a conteúdos exclusivos.

Associados ao Consórcio PCJ já podem visitar a Casa+Sustentável

Desde setembro, os municípios e empresas membros associados ao Consórcio PCJ podem agendar visitas presenciais de grupos de até 20 pessoas para conhecer as novidades da Casa+Sustentável. Já visitaram a construção o Presidente do Consórcio PCJ e prefeito de Limeira (SP), Mário Botion, junto de sua equipe de gabinete, e das Secretarias de Educação e Meio Ambiente; e a Secretaria de Meio Ambiente de Americana (SP); estando confirmadas para esta semana as visitas das Secretarias de Educação de Bragança Paulista e de Valinhos.

Recentemente, no dia 14 de outubro, a representante da Pirelli dentro do Consórcio PCJ, Carla Sant’Ana Rasori, visitou o local e discutiu a possibilidade de parcerias para atrair mais público à construção. Está se debatendo a possibilidade de apoio da empresa em trazer estudantes das escolas do entorno da planta em Campinas (SP) para conhecer a Casa+Sustentável, além de colaboradores da Pirelli.

Os municípios e empresas associados que tenham interesse em visitar a Casa devem enviar e-mail para casamaissustentavel@agua.org.br, solicitando data e horário de agendamento.

Sobre a Casa + Sustentável

Inaugurada em 2009, a Casa Modelo, que fica situada dentro da sede do Consórcio PCJ, em Americana (SP), foi construída com a intenção de apresentar novas formas de construção mais sustentáveis. Depois, no ano de 2011, em sua primeira remodelação, o local trouxe para os debates o tema da decoração sustentável, com a realização da Casa Modelo EcoDecor. Agora, em 2021, o projeto dá um novo salto evolutivo com uma parceria inédita com a ANEEL e a CPFL Energia, que está permitindo investimentos superiores a R$3 milhões na modernização da estrutura, na elaboração de novo projeto pedagógico e novas atrações aos visitantes do espaço, que agora passa a se chamar Casa + Sustentável.

 

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo