Virada Ambiental quer conscientizar população sobre o meio ambiente e a Rio mais 20

A Virada Ambiental, a ser promovida pelo Consórcio PCJ entre os municípios participantes do projeto Semana da Água, acontecerá no próximo dia cinco de junho, data em que é comemorado mundialmente o Dia do Meio Ambiente. O foco é ampliar o envolvimento da comunidade com o tema, gerando mudanças de atitudes ecologicamente corretas.
 
Pela proposta da Virada, no Dia Mundial do Meio Ambiente, todos os municípios que realizam a Semana da Água deverão executar uma ação que vire pelo menos uma hora de atividades com a participação da população.
 
Os municípios foram orientados a realizar ações, também, de esclarecimento sobre a Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), intitulada Rio+20, que acontecerá de 13 a 22 de junho, na cidade do Rio de Janeiro. O tema está sendo trabalhado dentro das capacitações da Semana da Água.
 
A prefeita de Piracaia (SP), que até o começo do ano foi a vice-presidente do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental do Consórcio PCJ, Fabiane Santiago, atentou no primeiro encontro preparativo para a Semana da Água e da Virada Ambiental, sobre a importância de se trabalhar o tema da Rio+20 esse ano. “Que a gente possa levar com vontade de transformação os conhecimentos para dentro da sala de aula, de nossas casas, de nosso trabalho, só assim vamos salvar o planeta das ações que o estão matando”, comentou.
 
“É consenso que para o sucesso da Rio+20 a mobilização popular tem papel fundamental nesse processo, por isso a decisão de fazermos a Virada Ambiental, onde todos os municípios das bacias PCJ participantes do projeto, vão comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente com atividades de conscientização quanto ao desenvolvimento sustentável”, explicou a coordenadora de projetos e responsável pelo Programa de Educação e Sensibilização Ambiental do Consórcio PCJ, Andréa Borges.
 
As atividades desenvolvidas pelos municípios na Virada Ambiental serão divulgadas no site do Consórcio PCJ, no endereço www.agua.org.br.
 
Sobre o Programa de Educação e Sensibilização Ambiental
 
O Consórcio PCJ desenvolve há 18 anos o Projeto “Semana da Água”, por meio de seu Programa de Educação e Sensibilização Ambiental. A Iniciativa já capacitou cerca de quatro milhões de pessoas, de forma direta e indireta, e é um projeto pioneiro de conscientização da população sobre a problemática hídrica e gestão de recursos hídricos no Brasil.
Por ano são capacitados 180 mil alunos da rede pública e particular. Em 2011, 38 municípios das bacias PCJ participaram das capacitações e replicaram para os alunos de cada uma das cidades envolvidas. A cada ano um tema é escolhido para ser trabalhado. Reuso, aproveitamento de água de chuva, resíduos sólidos, foram alguns temas já trabalhados.
 
Consórcio PCJ: 22 anos lutando por Água para Todos
 
O Consórcio PCJ é uma associação de usuários de água, sem fins lucrativos, composto por 43 municípios e 27 empresas. Fundado em 1989, realiza ações de conscientização sobre a problemática dos recursos hídricos na região das bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ). Em 22 anos de atuação a entidade colaborou com municípios e empresas para melhoria de índices ambientais como aumento do tratamento de esgoto de 3% para 50%, redução do índice de perdas de mais de 50% para 27%, e plantio de 3,5 milhões de mudas nativas, recuperando os rios de nossa região.
 

Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo