Consórcio PCJ participou na quarta-feira (26) de visita técnica e inauguração da estação que marca nova fase no abastecimento da cidade
O município associado ao Consórcio PCJ de Vinhedo (SP) inaugurou na última quarta-feira, dia 26, a Nova Estação de Tratamento de Água (ETA3), com capacidade de tratar 200 litros por segundo, ampliando a capacidade instalada de tratamento de água de 260 para 460 litros por segundo (77%). A inauguração contou com uma visita às novas instalações com a participação do prefeito municipal Dario Pacheco, ao lado de outras autoridades e demais convidados. O Consórcio PCJ esteve presente com o secretário executivo da entidade, Francisco Lahóz, e o assessor técnico, Flávio Forti Stenico.
A revitalização da ETA 3, inativa por 7 anos devido a problemas estruturais e jurídicos, foi realizada pela Prefeitura de Vinhedo com o apoio da Saneamento Básico Vinhedo (SANEBAVI). Com a ativação da estação, a cidade passa a contar com um adicional de 720 mil litros de água tratada por hora.
Sobre a ETA 3
A ETA 3 tem capacidade de tratamento de 200 litros por segundo (l/s) de água oriunda dos sistemas de captação no Rio Capivari e nas represas do município. Com isso, a nova unidade permitirá um aumento na capacidade total de tratamento de 260 para 460 litros por segundo, o que representa um incremento de 77%.
Completam os investimentos, a implantação de nova adutora no Rio Capivari, que ampliou a captação de água em até 200 mil litros por hora, elevando a capacidade de operação da captação de 400 mil para 600 mil litros de água bruta por hora — um aumento de 50%
A reativação da ETA 3 é parte de um conjunto de ações estratégicas para modernizar o sistema de abastecimento de água da cidade, com mais de R$ 100 milhões aplicados em obras de saneamento nos últimos anos. Com a revitalização concluída, Vinhedo dá um passo fundamental para garantir que o abastecimento de água seja ainda mais eficiente e seguro, oferecendo à população uma infraestrutura moderna, preparada para atender ao crescimento da cidade e aos desafios hídricos do futuro.
O Consórcio PCJ celebra mais essa inauguração num município associado, já que obras dessa importância ampliam a segurança e resiliência hídrica das Bacias PCJ. Através dos seus Programas nas áreas de saneamento, sustentabilidade hídrica, integração regional, entre outros, a entidade auxilia municípios com consultoria técnica para temas relacionados à gestão de recursos hídricos.