Vinhedo inaugura ETE Capivari e atinge 100% de tratamento de efluentes

30/09/2011

O município de Vinhedo, associado ao Consórcio PCJ, inaugura nesse sábado, dia primeiro de outubro, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Capivari, localizada no Distrito Industrial da cidade. Com mais essa inauguração, Vinhedo atingirá 100% de tratamento do esgoto coletado. A inauguração acontece a partir das 10h, na rua Fernando Piccinini s/n.

A estação tratará 40% do efluente gerado na cidade, sendo a ETE Pinheirinho, localizada no bairro São Thomé, responsável pelo tratamento de quase 60% e a ETE Hípica Santa Cândida pelo tratamento do esgoto gerado no Condomínio Hípica II. No mês de agosto, em operação de testes, a ETE Capivari tratou 66.131m³ de efluente bruto e gerou 130 toneladas de lodo biológico.

“Estamos investindo em saneamento básico não só para a preservação do meio ambiente, mas também porque esse item é muito importante para a saúde da população e também para o desenvolvimento do município”, afirma o Prefeito Milton Serafim.   

De acordo com o superintendente da Sanebavi (Saneamento Básico Vinhedo) Odair Seraphim (Canjica), a estação foi projetada inicialmente para contemplar 20.600 contribuintes. “No primeiro momento operamos atendendo toda a região da Capela, após o término da implantação de rede de esgoto e a ligação dele aos interceptores também serão beneficiados o Condomínio Marambaia, São Joaquim, Sol Vinhedo e o Distrito Industrial”, explica Canjica.

Os beneficiados com a obra serão todos os bairros localizados na bacia do Rio Capivari, como a região da Capela. Em breve, com a futura implantação da rede coletora: Distrito Industrial, além dos condomínios Marambaia, São Joaquim e Sol Vinhedo.

Meio Ambiente

Valorizando a preservação do meio ambiente, a Sanebavi mantém e cuida da Área de Proteção Permanente (APP) localizada no interior da ETE Capivari, como também executa frequentemente a limpeza do lago existente no local.

A autarquia também preparou uma sala de aula dentro da estação que receberá alunos e visitantes para palestras que visam à educação ambiental, ou seja, a conscientização da importância dos tratamentos de água e esgoto. Além, de informações sobre os mananciais, captações de água e etapas dos processos de tratamento. “Nossa ideia é ir além do tratamento em si, por isso preparamos um local apropriado para receber as pessoas para troca de conhecimentos”, disse Canjica. 

Despoluição do Córrego da Capela

A ETE Capivari será responsável pelo tratamento de todo efluente gerado na região da Capela e, com essa destinação correta, o Córrego da Capela entra em processo final de despoluição. As obras de interligações da rede coletora de esgoto aos interceptores, que são responsáveis por levar o efluente ao tratamento na ETE Capivari prosseguem até o final deste mês. Nesta etapa, os bairros atendidos são: a Vila Savian e o Jardim Eldorado, totalizando cerca de 1400 beneficiados. Com a finalização dessa obra todo o efluente será encaminhado para o tratamento e o Córrego da Capela e o Córrego do Morumbi serão despoluídos por completo.

O Consórcio PCJ sempre articulou e auxiliou os municípios da região, por meio de seu Programa de Saneamento e Racionalização, a melhora nos índices de tratamento de esgotos nas bacias PCJ. Na época em que a entidade foi fundada, apenas 3% de todo efluente coletado era tratado, hoje, esse índice chega perto dos 50%.

  Assessoria de Imprensa – Consórcio PCJ em parceria com a Assessoria de Imprensa de Vinhedo  

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo