Represa do Bom Jardim ampliará reserva de água bruta, dando mais segurança hídrica à cidade
O município de Vinhedo, associado ao Consórcio PCJ, inaugurou no último dia 30 de junho o seu quinto reservatório, a represa do Bom Jardim, com capacidade para reservar 90 milhões de litros de água bruta, atendendo 70% da cidade. Na ocasião, também foi entregue a obra da nova adutora do Bom Jardim, fundamental para otimizar a distribuição dos recursos hídricos da região. Nos últimos quatro anos, com essa última inauguração, o município construiu e entregou duas represas novas.
A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito de Vinhedo, Dr. Dario Pacheco, da superintendente da Sanebavi, Andréa Campos, do deputado federal Gilberto Nascimento, do superintendente de Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo, Guilherme Campos, e de Flávio Forti Stenico, representando o Consórcio PCJ. Também estiveram presentes o ex-prefeito de Vinhedo, José Carlos Gasparini, o presidente da Câmara, Paulinho Palmeira, vereadores, secretários, convidados e uma grande presença da população.
Estrategicamente posicionada ao lado da captação do Bom Jardim, a Represa 5 funcionará como uma lagoa de equalização, contribuindo para manter o abastecimento mesmo em períodos de seca prolongada. Foram investidos na construção da represa R$14 milhões e o volume de água armazenado é capaz de garantir a operação do sistema de captação do Bom Jardim por um período de aproximadamente 25 dias.
Já a nova adutora recebeu investimentos de R$12 milhões e possui 2.560 metros de extensão. Além de modernizar o transporte de água, a adutora evita que parte do volume captado, aproximadamente 200 mil litros por hora, se perca no trajeto do Bom Jardim até o recalque da Represa 1, como ocorria anteriormente à instalação da adutora, quando era feito por solo, o que contribuía para o assoreamento da Represa 1, já que ocorria arraste de grande quantidade de areia, o que não vai acontecer mais com o novo sistema.
Representando o Consórcio PCJ, Flávio Forti Stenico destacou na inauguração sobre a importância de Vinhedo em investir na ampliação da resiliência hídrica frente às mudanças climáticas e eventos extremos, como as estiagens. “A construção das novas barragens e do sistema de adutoras é essencial para o município ter mais segurança hídrica. É de extrema importância que cidades não abastecidas diretamente pelo Sistema Cantareira, realizem ações locais de ampliação da disponibilidade hídrica, a exemplo de Vinhedo”, pontuou.
As duas novas obras fazem parte de um extenso projeto de gestão sustentável da água iniciado em 2021, que incluiu a revitalização da captação do Capivari, melhorias no recalque do Pinheirinho e na lagoa São Joaquim, desassoreamento da represa 1, instalação de dois novos reservatórios de 1 milhão de litros cada na região leste, entre outras obras em execução, como a expansão da capacidade produtiva da ETA 2 – Capela, modernização da ETA 3 – São Joaquim, construção de um novo reservatório de 1 milhão de litros no Jd Florido e a elaboração do projeto da represa 6.
O encerramento das festividades foi feito com os alunos da rede pública que firmaram o compromisso com a preservação ambiental e a conscientização ecológica, realizando o plantio de 75 mudas de árvores nos arredores da nova represa, representando os 75 anos de Vinhedo. A Secretaria de Planejamento Ambiental também distribuiu mudas de árvores nativas, enquanto a Sanebavi ofereceu um estande interativo sobre o ciclo da água, além de material educativo para os presentes.