Vicente Andreu toma posse dia 28 como Novo Diretor-Presidente da ANA

 

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, nomeou os novos diretores da Agência Nacional de Águas (ANA) Vicente Andreu Guillo e João Gilberto Lotufo Conejo. No mesmo ato, o presidente nomeou Vicente Andreu Guillo para exercer o cargo de diretor-presidente da Agência. E, no dia 28 de janeiro, os diretores serão empossados oficialmente pelo Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc.

 

Vicente Andreu Guillo, atual Secretário Nacional de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, vai exercer o cargo de diretor da ANA em substituição a José Machado, cujo período de gestão acabou em 20 de dezembro. José Machado, que passou por duas gestões na ANA, foi prefeito de Piracicaba por dois mandatos de 1989 a 1992 e de 2001 a 2004. Ele também foi o primeiro presidente do Consórcio Intermunicipal dos Rios Piracicaba Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ).

 

À frente da SNRHU desde junho de 2008, Vicente Andreu também foi secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente de Campinas e presidiu a empresa consorciada Sanasa (Companhia de Saneamento de Campinas) de 2001 a 2004. No biênio 2003/2004 foi vice presidente de Monitoramento de Águas do Consócio PCJ.

 

No Consórcio PCJ, Guillo foi um dos integrantes e apoiadores do projeto R$0,01 de cobrança voluntária pelo uso da água, implantado nas bacias do Atibaia – Pinheiros, Jaguari e Corumbataí contribuindo para uma cultura regional de cobrança pelos recursos hídricos.

 

Atualmente superintendente de Planejamento de Recursos Hídricos da ANA, João Gilberto Lotufo foi nomeado para o cargo de Diretor da agência na vaga de Bruno Pagnoccheschi. O engenheiro também é especialista na área de recursos hídricos e está na casa desde 2001 e coordenou a elaboração do Atlas de Abastecimento Urbano de Águas, estudo lançado recentemente pela ANA que identificou a situação dos mananciais e sistemas de produção de água em quase três mil municípios.

 

A diretoria colegiada da ANA é composta por cinco membros. Também integram a diretoria Dalvino Franca, que atualmente exerce a função de diretor-presidente interino, e Paulo Varella. O mandato de cada diretor é de quatro anos, podendo ser reconduzido uma única vez.

 

As posses dos novos diretores e de Vicente Andreu Guillo como Diretor Presidente da ANA acontece dia 28 de janeiro às 11h no Auditório Flávio Terra Barth da ANA, Setor Policial, área 5, Quadra 3, Bloco L, em Brasília – DF.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo