Valinhos inaugura ampliação de ETA 2 e suspende rodízio no abastecimento

O município de Valinhos (SP), associado ao Consórcio PCJ, inaugurou na última quinta-feira, dia 17 de dezembro, a ampliação da Estação de Tratamento de Água – ETA 2. Com as obras, a Estação aumentou sua capacidade de tratamento de 175 litros de água por segundo para 350 litros por segundo. O Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) também informou que suspendeu o rodízio na cidade que estava em vigor desde sete de fevereiro de 2014.
A ETA 2 ocupa uma área de 2 mil metros quadrados e está localizada a uma distância de 8,4 Km da estação de captação de água no Rio Atibaia. As obras de ampliação da ETA duraram 12 meses e custaram R$ 3.898.584,58.

O Sistema de tratamento implantado na ETA 2 é o modelo convencional, composto por unidade de floculação, sedimentação com módulos laminares de alta taxa e filtração descendente com alta taxa de declividade. Após as obras de ampliação da ETA II, serão abastecidos de imediato 55% do município de Valinhos, correspondendo a aproximadamente 65 mil habitantes.

Durante a inauguração o prefeito de Valinhos, Clayton Machado, que também é agente de interlocução da Diretoria do Consórcio PCJ, atentou para a importância do investimento em Saneamento básico. “A cada um dólar investido em saneamento, economiza-se quatro dólares em gastos na área de saúde. Os prefeitos devem investir em obras que realmente sejam uteis para as cidades, mesmo que estas fiquem enterradas no solo sem que ninguém às veja”, discursou.

O presidente do Departamento de Água (DAEV) e Vice-prefeito de Valinhos, Luiz Mayr Neto, agradeceu o apoio recebido do Consórcio PCJ durante esses anos todos na gestão de recursos hídricos, especialmente durante a crise hídrica vivenciada entre 2014/2015. Mayr reforçou que a obra realizada pela Prefeitura e pelo DAEV na ETA 2 vai colaborar para que não ocorra mais rodizio de água na cidade, que já vinha acontecendo há quase dois anos.

O secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, parabenizou a administração pela obra enaltecendo o empenho de Valinhos na ampliação da oferta hídrica na cidade. “Mesmo diante do forte impacto nas reservas de água, o município não esmoreceu, realizou um plano de contingência e executou obras como esta que estamos inaugurando, o que dará maior segurança hídrica para a comunidade a partir de então”, comentou.

IMG_0441IMG_0451IMG_0435IMG_0437IMG_0438

 

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo