Usinas canavieiras das bacias PCJ debatem setor em encontro promovido pelo Consórcio PCJ

 

28/06/2011

O aperfeiçoamento da produção sucroalcooleira será o tom dos debates e trocas de experiências do “1º Encontro Técnico das Usinas de Açúcar e Álcool das Bacias PCJ”, promovido pelo Consórcio PCJ por meio de seuPrograma Grupo Especial das Empresas, que acontece no próximo dia 29 de junho, a partir das 9h, no Centro da Tecnologia Canavieira, em Piracicaba (SP). O encontro é patrocinado pela Usina Cosan e tem o apoio do Centro de Tecnologia canavieira, do Centro Canagro, da COPLACANA e da WF Ambiental.

A expansão do setor alcançou 27,1%, o equivalente US$ 899 milhões, no acumulado de 12 meses, segundo dados mais recentes do Ministério da Agricultura. Responsável por mais da metade do açúcar comercializado no mundo, o Brasil deve alcançar taxa média de aumento da produção de 3,25%, até 2018/19. O Ministério ainda atenta que o etanol, produzido no Brasil, a partir da cana-de-açúcar, tem uma produção projetada para 2019 de 58,8 bilhões de litros.

Considerando a forte presença de atividades sucroalcooleiras em nossa região, o encontro promovido pelo Consórcio PCJ, tem como objetivo alinhar a expansão e fortalecimento das usinas com o aperfeiçoamento de práticas sustentáveis que tragam benefícios para o setor, a sociedade e o meio ambiente.

Na programação prevista para o evento, serão debatidos o reuso de água na indústria canavieira, com palestra proferida por André Elias Neto, representando o Centro de Tecnologia Canavieira; os programas ambientais desenvolvidos junto a Usinas Sucroalcooleiras das bacias PCJ serão abordados por José Rodolfo Penatti, do Centro Canagro José Coral; e por fim, a obtenção da Certificação Bonsucro será explanada por Fabiane Ferraz, da WF Ambiental.

Iniciativa sem fins lucrativos, criada para estabelecer princípios e critérios socioambientais para as regiões de cultivo de cana em todo o mundo, a antiga BSI, agora BONSUCRO, tem entre seus objetivos o desenvolvimento de uma certificação mundial para a produção sustentável de cana-de-açúcar e seus produtos. A entidade funciona como um fórum de diálogo internacional reunindo produtores, traders, redes varejistas, ONGs e investidores empenhados na produção sustentável.

O “1º Encontro Técnico das Usinas de Açúcar e Álcool das Bacias PCJ” faz parte das iniciativas do Programa Grupo Especial das Empresas que o Consórcio PCJ desenvolve com empresas consorciadas e não consorciadas, focado em ações que promovam o desenvolvimento sustentável, apoiado em boas práticas ambientais e preservacionistas.

Programação:

08h30 – Welcome coffe

09h00 – Abertura – CONSÓRCIO PCJ

09h30 – Case 1: CTC – CENTRO DE TECNOLOGIA CANAVIEIRA

               André Elia Neto: Reuso de Água na Indústria Canavieira

10h00 – Case 2: CENTRO CANAGRO JOSÉ CORAL

               José Rodolfo Penatti: Programas Ambientais desenvolvidos junto a Usinas Sucroalcooleiras das bacias PCJ

10h30 – Case 3: WF AMBIENTAL

              Fabiane Ferraz: Certificação BONSUCRO

11h00 – Intercâmbio de experiências e discussões

12h00 – Encerramento e almoço

Serviço:

Evento: 1º Encontro Técnico das Usinas de Açúcar e Álcool das Bacias PCJ
Data e Horário: 29/06/2011, às 9h
Local: Centro da Tecnologia Canavieira – Fazenda Santo Antônio S/N- Bairro Sto.Antônio Piracicaba – SP

  Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ  

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo