Inspirado na filosofia de Tales de Mileto, o artista Paulo Segatto criou uma peça que une arte, natureza e sustentabilidade
“A água é o princípio de todas as coisas.”
Tales de Mileto
O troféu da nona edição do Prêmio Ação pela Água nasceu inspirado em uma das ideias mais antigas e profundas da filosofia ocidental. Para Tales de Mileto, considerado o primeiro filósofo da história, a água era a substância primordial — a origem de toda a vida, o elemento que une e transforma, o ciclo que nunca se rompe. Essa visão, formulada há mais de 2.500 anos, rompeu com as explicações míticas do mundo e inaugurou um olhar racional e poético sobre a natureza.
Inspirado por essa máxima atemporal, o prêmio deste ano apresenta um troféu que simboliza o elo entre a natureza, a arte e a sustentabilidade. A peça, desenvolvida pelo artista Paulo Segatto, traduz de forma sensível e contemporânea a essência do que representa a água: origem, movimento e transformação.
“Desde o primeiro contato com o projeto, senti uma conexão imediata. A proposta de criar algo que fosse além de um prêmio: uma verdadeira representação simbólica da água me encantou”, conta Segatto.
A criação partiu do desafio de representar a água sem recorrer a formas óbvias, como a gota. Após um processo de pesquisa e contemplação das imagens dos rios que compõem as bacias PCJ, surgiu a inspiração: o troféu representaria os próprios rios, e não apenas a água que os percorre.
O leito do rio foi moldado em madeira de demolição, um material sustentável, carregado de história e significado. “Trabalhar com madeira de demolição é sempre mágico. Cada viga traz marcas do tempo, pregos, texturas únicas e ao recuperá-las, damos a elas uma nova vida, um novo sentido. Esse processo é muito simbólico, porque se assemelha ao próprio trabalho do Consórcio PCJ, que busca restaurar, preservar e transformar”, explica o artista.
Em contraste com a rusticidade da madeira, a água foi representada por acrílico azul translúcido, que percorre o troféu com suavidade e brilho. “O azul dá movimento e leveza. É como se o rio fluísse por dentro da madeira, unindo o natural ao contemporâneo”, completa Segatto.
Os nomes e categorias dos vencedores foram gravados diretamente na madeira, reforçando a simplicidade e pureza da proposta, sem elementos adicionais que pudessem distrair o olhar.
O troféu traduz o pensamento de Tales de Mileto em forma, cor e textura, lembrando-nos de que, assim como a água, a vida é movimento, transformação e continuidade. “Espero que cada pessoa que receba o troféu se sinta tocada por esse significado. Que ele seja não apenas um reconhecimento, mas um lembrete de que a água é, e sempre será, o princípio de todas as coisas”, finaliza Paulo Segatto.
A cerimônia de premiação acontecerá no dia 28 de novembro, a partir das 18h, no Jardim Botânico Plantarum, em Nova Odessa (SP). Os convites foram enviados por e- marcando a contagem regressiva para o evento que celebra as boas práticas em prol dos recursos hídricos das Bacias PCJ.
SOBRE O PRÊMIO AÇÃO PELA ÁGUA
Promovido pelo Consórcio PCJ desde o ano 2000, o evento é considerado o “Oscar da Água” nas Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Bacias PCJ) e tem como objetivo reconhecer, estimular e dar visibilidade às ações desenvolvidas na região por instituições públicas e privadas, visando recuperar, conservar ou melhorar a disponibilidade e a qualidade dos recursos hídricos.
O Prêmio é uma realização do Consórcio PCJ, com o patrocínio da ARES PCJ, e apoio institucional da: Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES-SP); Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro); Comitês PCJ; Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos (Consimares); Laboratório de Apoio Multicritério à Decisão Orientada à Sustentabilidade Empresarial e Ambiental (LADSEA); Observatório das Águas (OGA); Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas (REBOB); Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (SEMIL); Agência de Águas do Estado de São Paulo (SP Águas); Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA); Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) Governo Federal e Unimed de Santa Bárbara d’Oeste e Americana
Conheça os finalistas por categoria:
CATEGORIA A
- Prefeitura Municipal de Itupeva – Projeto de Preservação Hídrica
- Prefeitura Municipal de Jarinu – Projeto Bacia de Contenção
- Prefeitura Municipal de Piracicaba – Projeto Preservando o Futuro
CATEGORIA B
- Aegea Mirante – Projeto Ribeirão Limpo
- ArcelorMittal – Estudo de Previsibilidade de Bacias
- Química Amparo – Ypê – Projeto Plantar Vida
CATEGORIA C
- DAE SA Jundiaí – Gestão Hídrica: Sondas Multiparâmetros
- SANASA Campinas – Análise, diagnóstico e prognóstico das redes de esgoto do sistema público do esgotamento sanitário de Campinas
- SEMAE – Piracicaba – Bioensaio em Hydra Attenuata
CATEGORIA D
- Centro de Educação Profissional de Vinhedo (CEPROVI) – Reciclagem do Lixo Eletrônico
- Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) – Projeto EducaTrilha na Escola
- Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) – Projeto Clara: uma gotinha d’água
CATEGORIA E
- E.E. Comendador Emílio Romi (Santa Bárbara d’Oeste) – Projeto Refloresta
- E.M. Dr. Paulo Koelle (Rio Claro) – Projeto Vozes do Futuro
- E.M. Maria Benedicta Pereira Penezzi (Piracicaba) – Projeto Tata e crianças pequenas em: o mistério por trás do brilho do lago
CATEGORIA F
- Corredor Caipira/ TV USP Piracicaba – “Histórias da Floresta: e eu com isso?”
- EPTV Campinas – Série “Água Vida”
- O Liberal – Especial “Americana e Suas Águas”
CATEGORIA G
- Hyundai Motor Brasil – Gerenciamento de Resíduos Sólidos
- Loa Produções Culturais – Arte de Inovar com Maratona de Inovação
- PRENAT Independente – PRENAT Independente