Tour Automotivo com a Imprensa e stakeholders marca o lançamento da 3ª Etapa do Projeto Olhos da Serra nesta quinta-feira (20)

Realizado pelo Consórcio PCJ com o patrocínio da Coca-Cola Brasil e Coca-Cola FEMSA Brasil, projeto já permitiu a recarga de 5.526.245 m³ de água na Serra do Japi 

O Consórcio PCJ promove na próxima quinta-feira, dia 20 de março, um Tour Automotivo pela Serra do Japi nos principais pontos atendidos pelo “Projeto Olhos da Serra”. A iniciativa busca apresentar os resultados alcançados na região e marcar o início das atividades da 3ª etapa do projeto, além de comemorar o Dia Mundial da Água, celebrado no dia 22 de março. O roteiro parte do CREAM – Centro de Referência em Educação Ambiental, em Jundiaí (SP), a partir das 8h. Os jornalistas devem confirmar presença pelo e-mail imprensapcj@agua.org.br.

No CREAM, os resultados de cada eixo de atuação do projeto serão apresentados pelo Consórcio PCJ e, em seguida, será feito o lançamento da 3ª etapa do projeto, que prevê a instalação de equipamentos mais avançados de vigilância ambiental e a ampliação das áreas monitoradas para combate aos incêndios florestais. A nova etapa englobará seis eixos de atuação: Governança, Saneamento, Reflorestamento, Educomunicação, Monitoramento Terrestre e Combate aos Incêndios Florestais.

Mariane Leme, coordenadora de projetos do Consórcio PCJ e Gestora do Olhos da Serra, explica como essa nova fase do projeto prioriza ainda mais o combate aos incêndios. “Visto que o ano passado (2024) foi avassalador em relação à quantidade de queimadas no Brasil todo, investir em alertas ágeis para o incêndio florestal será importantíssimo. Nesta terceira etapa, com auxílio dos nossos patrocinadores, investimos na aquisição de uma câmera de alta resolução com rotação de giro de 360°, que já foi instalada na torre da Rádio Dumont FM, as imagens serão visualizadas no Sistema Pantera, disponível no Centro de Controle Operacional da Guarda Municipal de Jundiaí”.

Após o lançamento oficial da 3ª Etapa do Olhos da Serra, os participantes do evento serão convidados para um Tour Automotivo com o apoio de vans, com o objetivo de visitar quatro pontos estratégicos na Serra do Japi, onde foram realizadas ações do projeto desde a primeira fase.

Nesses quatro anos de execução do Projeto Olhos da Serra, foram identificadas 833 nascentes e 111 cursos d’água na Serra do Japi. A região é conhecida como “Castelo das Águas”, por sua grande quantidade de nascentes e cursos d’água. As atividades de conservação da Reserva Biológica (REBIO), plantio de árvores de espécies nativas, educação ambiental e comunicação social com a comunidade, instalação de fossas biodigestoras, monitoramento de invasões na REBIO e da incidência de incêndios florestais, têm propiciado a infiltração de 5.526.245 m³ de água por ano no solo, permitindo o aumento da disponibilidade e da qualidade da água para a região.

“Estamos muito orgulhosos dos resultados alcançados pelo Olhos da Serra, iniciativa que tem como característica principal a soma de esforços da iniciativa privada, do poder público e da sociedade civil organizada para a imprescindível preservação do patrimônio ambiental da Serra do Japi. O apoio ao projeto também está alinhado ao compromisso global de sustentabilidade da companhia de repor para a natureza e às comunidades a água utilizada em nossos processos produtivos”, destaca Fabiana Taislam, gerente de ESG e Comunicação Externa da Coca-Cola FEMSA Brasil.

Além disso, o projeto propiciou a retenção de 3.090.970 toneladas de carbono com a conservação da floresta e do solo na região. Na segunda etapa do projeto, foi realizado o monitoramento e o combate aos incêndios florestais em 25.000 hectares de florestas, por meio do uso de satélites do Sistema Suindara, que envia alertas com a identificação georreferenciada do aumento de calor observado, para usuários estratégicos embarcados na plataforma. O Instituto Cerrados, idealizador do Sistema, também promoveu capacitações profissionais para a formação de brigadistas, e a doação de equipamentos para auxílio no combate aos incêndios às instituições que atuam na defesa florestal da Serra do Japi.

Nas áreas de educação ambiental e de comunicação social, foram elaborados 22 boletins informativos, 7 cartilhas, 2 folders com mapa educativo, 2 informativos impressos, além da produção de informações diversas nas redes sociais e website do projeto (www.agua.org.br/olhosdaserra).

Estima-se que 450.000 habitantes estão sendo beneficiados até o momento com as atividades do Projeto Olhos da Serra, já que a água que nasce naquela região contribui com o Rio Jundiaí e o Ribeirão Piraí, mananciais que possuem captações superficiais nos municípios das Bacias PCJ, a exemplo de Cabreúva, Indaiatuba, Itupeva e Jundiaí.

Sobre o Projeto Olhos da Serra

Conduzido pelo Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ), com patrocínio de Coca-Cola Brasil e Coca-Cola FEMSA Brasil, o Projeto “Olhos da Serra” tem o propósito de conservar os recursos hídricos na região. Como prioridade total do projeto, a preservação dos recursos naturais compreende, entre outras atividades, o combate aos incêndios, com formação de brigadistas e aplicação de curso de capacitação profissional pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), a educação ambiental, o monitoramento de invasões humanas, a promoção de ações de reflorestamento e saneamento rural, com a implantação de uma propriedade modelo com tratamento de efluentes, gestão de resíduos e de água cinza.

O Olhos da Serra também conta com a parceria das seguintes instituições: Prefeitura Municipal de Jundiaí (Diretorias de Meio Ambiente, de Agronegócios e de Parcerias Estratégicas, Guarda Municipal – Divisão Florestal e Defesa Civil); Fundação Serra do Japi; DAE Jundiaí; Fundação Florestal; Embrapa; Instituto Cerrados; Associação dos Amigos dos Bairros de Santa Clara, Vargem Grande, Caguassu e Paiol Velho (SAB Santa Clara); Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA); Conselho Gestor da Serra do Japi (CGSJ); Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun) e Aliados pela Água.

 

Para melhor visualização, acesse: Infográfico Resultados Projeto Olhos da Serra

 

Realização: Consórcio PCJ

O Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ) é uma associação de usuários de água, de direito privado e sem fins lucrativos, integrada por 42 municípios e 25 grandes empresas. A entidade possui independência técnica e financeira para a realização de atividades de recuperação e preservação dos mananciais das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, as Bacias PCJ (UGRHI 5).

O Consórcio PCJ é referência nacional e internacional na gestão de recursos hídricos, membro de importantes instituições ligadas à área, como o Conselho Mundial da Água, as Redes Internacional, Latina e Brasileira de Organismos de Bacias (RIOB, RELOB e REBOB), além de participar ativamente do Conselho Nacional de Recursos Hídricos.

Patrocínio: Coca-Cola Brasil

O Sistema Coca-Cola Brasil atua em cinco grupos de bebidas — colas, sabores, hidratação, nutrição e emergentes — com uma linha de mais de 200 produtos, entre sabores regulares e versões sem açúcar ou de baixa caloria. Composto por sete grupos de fabricantes franqueados, o Instituto Coca-Cola Brasil, mais Verde Campo e a parceria com Leão Alimentos e Bebidas, o Sistema emprega diretamente 56,6 mil funcionários. A empresa aposta em inovação para ampliar seu portfólio e atingir o objetivo de destinar corretamente o equivalente a 100% de suas embalagens até 2030. A Coca-Cola Brasil trabalha para oferecer cada vez mais opções com menos açúcar adicionado e no incentivo a iniciativas que melhorem o desenvolvimento econômico e social das comunidades onde atua.

Patrocínio: Coca-Cola FEMSA Brasil

Sobre a Coca-Cola FEMSA – A Coca-Cola FEMSA é uma das maiores engarrafadoras da franquia Coca-Cola do mundo por volume de vendas. A Companhia produz e distribui bebidas das marcas registradas da The Coca-Cola Company, oferecendo um amplo portfólio de 134 marcas a mais de 270 milhões de consumidores todos os dias. A companhia comercializa e vende aproximadamente 3,8 bilhões de caixas unitárias através de mais de 2 milhões de pontos de venda por ano. Operando 56 unidades de manufatura e 249 centros de distribuição, a Coca-Cola FEMSA está comprometida a gerar valor econômico, social e ambiental para todos os seus grupos de interesse em toda a cadeia de valor. A Companhia é membro do Índice de Sustentabilidade de Mercados Emergentes do Dow Jones, Índice de Sustentabilidade MILA Pacific Alliance do Dow Jones, FTSE4Good Emerging Index; e do índice S&P/BMV Total México ESG, entre outros. Suas operações abrangem alguns territórios no México, Brasil, Guatemala, Colômbia e Argentina, e, em nível nacional, na Costa Rica, Nicarágua, Panamá, Uruguai e Venezuela mediante um investimento na KOF Venezuela.

Sobre a Coca-Cola FEMSA Brasil – Operação da Coca-Cola FEMSA no Brasil, a companhia iniciou suas atividades em 2003 e é a fabricante do Sistema Coca-Cola com maior volume de vendas no País. Possui mais de 25 mil colaboradores e está presente em oito estados (Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo) com 11 fábricas e 47 centros de distribuição. Com um portfólio multicategoria de mais de 130 marcas, a companhia atende a mais de 480 mil clientes, alcançando cerca de 95 milhões de consumidores.

 

Serviço

Evento: Tour automotivo de lançamento da 3° etapa do Projeto Olhos da Serra

Data: 20/03/2025

Horário: 8h às 12h

Local de encontro: CREAM – Centro de Referência em Educação Ambiental

Av. Atílio Gobbo, 4600 – Santa Clara, Jundiaí/SP

Confirme sua presença pelo e-mail até o dia 19/03/2025: imprensapcj@agua.org.br

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

1 de abril de 2025

Intervenção está prevista para ser finalizada na quinta-feira, dia 03 de abril; trabalhos serão realizados das 7h às 17h A BRK, concessionária responsável pelos serviços…

27 de março de 2025

Evento abordou os programas UniversalizaSP e Integra Resíduos com mais de 30 municípios da região Nesta segunda-feira, 24/03, o município associado ao Consórcio PCJ, Santa…

26 de março de 2025

Primeiro de nove encontros marca o início das atividades do Programa de Educação Ambiental em 2025 O Consórcio PCJ deu início às atividades do Projeto…

Pular para o conteúdo