Temporizador de Banho do Consórcio PCJ mobiliza famílias pela economia de água

Tomar banho é bom. Seja no calor ou o inverno, a “ducha terapia” é um momento tentador após um dia de trabalho árduo ou depois de um passeio. O que pouca gente sabe é que a cada minuto debaixo do chuveiro vão embora pelo ralo 9 litros de água. Um banho de 15 min gasta 135 litros de água, acima do limite de consumo recomendado pela Organização das Nações Unidas (ONU) que é de 110 litros por habitante por dia.
O Consórcio PCJ ao refletir sobre o tema e em alternativas para ampliar a oferta de água sem a necessidade de obras estruturais, criou a campanha Desafio Menos Tempo Mais Água, com a entrega de temporizadores com o objetivo de economizar água durante o tempo de banho. O apetrecho consiste numa ampulheta que estabelece o tempo máximo de 4 minutos de banho.

A iniciativa cativou a comunidade e gerou resultados relevantes. A família do corretor de seguros José Cordeiro Neto participou do desafio e se surpreendeu com a diminuição do consumo de água que foi em média de 16%, ao mesmo tempo, que a economia na conta de energia elétrica foi de 9%.

Neto recebeu duas ampulhetas do Consórcio PCJ e as seis pessoas que vivem em sua casa toparam a iniciativa de respeitar o tempo da ampulheta por dois motivos: economia financeira e consciência ecológica.

Para o secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, “O Desafio Menos Tempo Mais Água além de envolver toda a família em torno de um bem comum, promove a sensibilização sobre o valor da água e seus impactos à sociedade e ao meio ambiente”.

A família Cordeiro, pelo menos, aprendeu que menos tempo no banho pode render uma grana extra no fim do mês, além de contribuir com a sustentabilidade hídrica. “O mais importante disso tudo, foi que percebemos que o banho é perfeitamente factível no tempo proposto, dessa forma, recomendo o desafio por ser saudável em todos os aspectos”,  comenta o corretor.

É fácil participar: A cada banho, vire sua ampulheta e inicie o desafio!

O brasileiro gasta, em média, 10 minutos no banho, o que corresponde a aproximadamente 90 litros de água. Para economizar água e contribuir com o meio ambiente, é necessário tomar banho dentro do tempo marcado pela ampulheta, que é de no máximo de 4 minutos. Assim, ao final do mês, a pessoa terá economizado cerca de 1.200 litros de água, sem contar a economia na conta de energia elétrica.

Se você recebeu o temporizador de banho do Consórcio PCJ e já notou resultados de economia nas suas contas de água e energia elétrica, conte para a gente! Envie-nos e-mail para imprensa@agua.org.br, com sua foto e seu relato. Gente que cuida Água, cuida da gente também.

Legenda Foto: Temporizador no banheiro da Família Cordeiro

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo