“Sustentabilidade na Prática” é o tema da nova capacitação na modalidade EAD que busca mostrar como nossa vida cotidiana pode impactar menos o meio ambiente
A Escola da Água e Saneamento, uma realização do Consórcio PCJ em parceria com a Fundação Agência das Bacias PCJ e ARES-PCJ, dando prosseguimento à sua reestruturação lança hoje (09) o novo curso na modalidade Ensino à Distância (EAD), intitulado “Sustentabilidade na Prática”, tendo como objetivo central capacitar professores, alunos, gestores de meio ambiente e educação, sobre como a nossa vida cotidiana e, em especial, nas nossas residências podem impactar menos o meio ambiente. Para ter acesso ao curso, basta acessar o site escola.agua.org.br (sem o www) fazer sua inscrição na Escola e acessar esse curso e todos os demais disponíveis na plataforma.
O curso é composto por sete aulas online e com materiais complementares, além de fóruns de discussão quizzes exploratórios e avaliativos para você praticar e avaliar os conhecimentos adquiridos com seus colegas de curso. As videoaulas são apresentadas pela jornalista Daniela Lemos, apresentadora do Programa Terra da Gente da EPTV/Globo.
Essa capacitação também é orientada a educadores para melhor prepará-los para as visitas presenciais com os seus alunos à Casa + Sustentável, quando as mesmas forem liberadas, respeitando as medidas sanitárias de combate ao coronavírus, o que deve ocorrer ao final de novembro de 2021, com estudantes do nível médio, técnico e universitário, num primeiro momento.
A Casa + Sustentável é um projeto do Consórcio PCJ em parceria com a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) e a CPFL Energia. Com o curso, a expectativa é que os educadores possam trabalhar conceitos de sustentabilidade existentes na Casa com os alunos em sala de aula e depois complementar o conhecimento com a visita presencial.
“A Casa + Sustentável, antes conhecida como Casa Modelo, sempre recebeu visitas escolares e sentíamos falta dessa capacitação prévia para que a exploração de conteúdos presentes na construção fosse mais aprofundada. Agora com a modernização feita pela Parceria CPFL/ANEEL pensamos em novas alternativas para ampliar a experiência dos visitantes e esse novo curso da Escola da Água é exatamente isso”, comenta a gerente técnica do Consórcio PCJ, Andréa Borges.
Além do Curso “Sustentabilidade na Prática”, a Escola da Água e Saneamento possui outros três cursos EAD disponíveis: Ecoturismo, Água e Cidades, e Resiliência aos Eventos Extremos. Todos os cursos são gratuitos e possuem certificado de conclusão, que só fica disponível após a conclusão das aulas e módulos, além de responder um questionário final de avaliação.
Ainda nesse ano, a Escola pretende lançar outros dois cursos, “Água e Saneamento” e “ODS e Agenda 2030”, além de adaptar o curso de Instalação de Redes de Água e Esgoto para EAD, já que as aulas presenciais estão suspensas devido à pandemia de Covid-19. Mas para 2022, novos cursos presenciais, especialmente na área de saneamento, serão lançados para a capacitação dos profissionais dos serviços de abastecimento das Bacias PCJ. Mais novidades serão divulgadas em breve.
Sobre a Escola da Água e Saneamento
A Escola nasceu de uma parceria entre Consórcio PCJ, Fundação Agência das Bacias PCJ e ARES-PCJ, em setembro de 2018 com o objetivo de capacitar técnicos e profissionais da área de saneamento para melhorar os serviços ofertados para a população. Em 2020, a Escola ampliou seu leque de atuação e aglomerou o setor de cursos online do Consórcio PCJ e aproveitou o período de pandemia, no qual as pessoas ficaram mais tempo em casa, para lançar cursos de variados temas para o público de home office. A estratégia deu certo e ao final de 2020 a Escola somava mais de 2 mil alunos inscritos.
Recentemente, em julho de 2021, foi lançada uma nova plataforma para a Escola da Água por meio da ferramenta Moodle, além da contratação de uma consultoria externa para readequação dos cursos EAD, tornando-os mais dinâmicos e interativos. A meta agora é ampliar ainda mais o número de cursos ofertados tanto em EAD como presencial, fazendo com que a Escola se torne referência nacional em capacitação de saneamento e gestão de recursos hídricos.