Sustentável e resistente: Técnicas ecológicas também se mostram resistentes a eventos extremos

03/11/2011

Reformas para EcoDecor na Casa Modelo não foram afetadas pelo temporal do último fim de semana

A Casa Modelo Experimental saiu intacta do temporal que atingiu a região no último final de semana. Segundo dados da Estação Metereológica do Cepagri/Unicamp os ventos chegaram à marca de 116KM/h,o que não comprometeu a estrutura da construção, feita a partir de tijolos de agregado siderúrgico e de telhas de aparas de embalagens de pasta de dente.

A tempestade colocou em situação de alerta a maioria das cidades da região. Centenas de árvores foram arrancadas e obstruíram ruas e acessos. Diversas casas foram destelhadas ou foram danificadas com a força do vendaval, demonstrando que as construções convencionais não estão preparadas para enfrentar a ocorrência de eventos extremos, como o temporal do último final de semana.

Em plena reforma para a mostra Casa Modelo EcoDecor, que tem início no próximo dia 8 de novembro, a construção sustentável do Consórcio PCJ não sofreu nenhum tipo de abalo na sua estrutura.  Segundo o arquiteto responsável pelo projeto, os conceios implantados na Casa diminuem o impacto ao meio ambiente e a torna mais resistente. “A inclinação da Casa em 90°  impede que o vento entre por baixo do telhado e o levante, além de  se aproveitar melhor a luz solar para economizar energia elétrica. Os tijolos,  em forma de encaixe, dispensam a utilização de argamassa para o assentamento, mas representam maior resistência, pois são feitos de um material proveniente do reaproveitamento do aço”, explica o arquiteto, ressaltando ainda que “se todas as casas utilizassem esses conceitos teríamos imóveis mais resistentes”.

Para a coordenadora do Programa de Educação Ambiental do Consórcio PCJ, Andréa Borges, “ainda existe o mito de que  materiais de construção que possuem origem reciclável são mais frágeis. Isso mostra que não é porque é sustentável que uma construção não precisa ter qualidade e resistência.  Aqui, conseguimos unir conforto, resistência e sustentabilidade”.

A mostra “Casa Modelo EcoDecor”, é promovido pelo Consórcio PCJ e tem como objetivo mostrar as novas práticas de construção civil e decoração sustentáveis, além de promover na população a conscientização sobre a necessidade de se investir nessas novas ideias, com possibilidade de aquisição de produtos no mercado convencional, ou orientação sobre onde é possível encontrar tais iniciativas.

A iniciativa conta com patrocínio de empresas com compromisso com a sustentabilidade, entre elas, a Caixa Economica Federal, Jornal TodoDia, HM Construtora, CPFL Energias, Docol, Ajinomoto, Petrobras/Replan e Invista, além de contar com os apoios da prefeitura de Americana, Rádio Azul Celeste, Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (ABESCO), Associação de Engenheiros e Arquitetos de Americana (AEAA), do Instituto de Arquitetos do Brasil, AmBev, Tintas Sherwin Williams, Sunlab Power, Cereja, House Luz Iluminação e Estilo, Sindicato da Arquitetura e da Engenharia, Tintas Hydronorth, PMK Propaganda e Marketing. O projeto está sendo supervisionado pelo arquiteto Antônio Giocondo.

Eventos extremos devem aumentar

De acordo com estudos realizados por cientistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe),  a temperatura do oceano atlântico tem aumentado consideravelmente nos últimos anos, o que deve dobrar a quantidade a intensidade de chuvas, raios, vendavais, chuvas de  granizos e trombas d’água nos próximos 60 anos somente na região sudeste do Brasil. As mudanças climáticas, principal causadora do aumentos dos eventos extremos, devem ocasionar prejuízos gigantescos para a economia mundial. Segundo um estudo realizado pelos principais institutos de pesquisa do Brasil, o fenômeno deve ocasionar prejuízos de quase 4 trilhões de reais para o país até 2050. A quantia, é maior que o Produto Interno Bruto do Brasil, cravado em 3,675 trilhões em 2010.

O Consórcio PCJ tem promovido reuniões entre os municípios, empresas e entidades parceiras para prestar esclarecimento, promover a troca experiências e apresentar soluções para os eventos extremos com o objetivo de minimizar os impactos causados. O tema também faz parte do principal foco da Semana da Água 2011, que deve capacitar cerca de 120 mil alunos da região.  

Reformas para EcoDecor na Casa Modelo não foram afetadas pelo temporal do último fim de semana

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo