Hoje (20), as atividades no Espaço do Consórcio PCJ na Feira Técnica do 8º Fórum Mundial da Água, se iniciaram com o painel sobre Sustentabilidade Hídrica. O painel contou com as participações do presidente da SANASA Campinas, Arly de Lara Romeu, e do diretor de mananciais do DAE Jundiaí, Martim de França Silveira Ribeiro.
O presidente da SANASA deu ênfase na questão do reuso de água, e também discutiu a respeito dos investimentos que a empresa vem fazendo, sobretudo na área de combate às perdas hídricas. Dentre os investimentos, Arly de Lara Romeu destacou a viabilização da construção do reservatório municipal de Campinas.
Esse reservatório faz parte do Projeto “Nosso Cantareira”, que pretende dar autonomia para a cidade, que não necessitará mais aguardar a liberação de água do Sistema Cantareira para abastecer a população, além de permitir a redução de custos da SANASA.
No painel, o representante do DAE Jundiaí também abordou a questão da reservação de água, além dos investimentos que o município tem feito em saneamento, que garantiram que Jundiaí passasse pelos problemas da crise hídrica sem nenhum impacto no abastecimento público.
Ambas as apresentações destacaram a necessidade de se debater o valor da água, ou seja, de que forma os valores financeiros podem ser úteis para investimentos em obras que propiciem a universalização do saneamento na região.
Assessoria de Comunicação do Consórcio PCJ