Soluções para quantidade e qualidade de água começam a ser discutidas no próximo dia 23 em Simpósio do Consórcio PCJ

 

22/11/2010

O Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ) promoverá, entre os dias 23 e 26 de novembro, seu 2º Simpósio “Experiências em Gestão dos Recursos Hídricos por Bacia Hidrográfica”, no hotel Tauá Hotel & Convention, às margens da Rodovia D. Pedro I, no município de Atibaia (SP). A cerimônia de abertura, dia 23, será a partir das 19h.

O evento contará com as presenças do Presidente do Consórcio PCJ e Prefeito de Hortolândia(SP), Angelo Perugini, do Prefeito de Atibaia(SP), Dr. Denig e demais prefeitos da região, autoridades regionais e nacionais, de representantes das empresas associadas ao consórcio, e de delegações estrangeiras, como a equipe da Agência l’Eau Loire-Bretagne da França, do Ministério do Meio Ambiente da Espanha e representantes de organismos de gestão de bacias da América Latina, além dos inscritos para participar do Simpósio.

Durante a cerimônia de abertura, em comemoração aos 21 anos do Consórcio PCJ, serão homenageados os membros do Conselho de Consorciados da entidade e a apresentação cultural do grupo de Taikô, representando a comunidade nipônica de Atibaia. Na seqüência haverá a abertura da feira técnica e também apresentações culturais.

A feira contará com diversas empresas e instituições expositoras de peso na área de recursos hídricos, meio ambiente e reconhecidamente premiadas pelas suas ações voltadas à sustentabilidade. Estarão expondo seus materiais e suas iniciativas: a Sabesp, Clean Enviroument, ArcelorMittal, DAEE, Assemae, Foz do Brasil, Revista Pollution Engennering, SAAE Atibaia, LAM Isolantes, AGSolve, Sanasa Campinas, CPFL, AmBev, ANA, SAAE Indaiatuba, Petrobras, Agência de Água PCJ, Comitês PCJ, Caixa Econômica Federal e Metagreen. Os expositores terão uma sala VIP para atendimento e discussões de futuros negócios.

Para este ano o Simpósio terá cinco temários: gestão descentralizada e participativa, educação ambiental e comunicação social voltada a gestão de recursos hídricos, gestão em políticas públicas e ações para recursos hídricos, sustentabilidade e ações para a garantia do balanço hídrico na gestão dos recursos hídricos e revitalização e preservação de mananciais.

AComissão Julgadora do Simpósio recebeu mais de 150 trabalhos técnicos, um recorde em relação à última edição, dos quais 130 foram selecionados para serem apresentados durante os três dias de evento. As apresentações dos trabalhos acontecem nos dias 24 e 25, durante todo o dia.

Paralelamente, acontecerão eventos especiais, em que se destacam: o 1º Encontro de Jornalistas do Consórcio PCJ e Conferências “Experiências Internacionais”, que terá a participação de delegações da França, Espanha, Paraguai, Argentina, Peru e Brasil. Também aconteceram as reuniões da Câmara Técnica de Educação Ambiental, de Planejamento e do Plano de Bacia, além do Seminário de Avaliação do Programa de Educação Ambiental do Consórcio PCJ.

As tardes do Simpósio serão marcadas por painéis, organizados na forma de mesas redondas, em que serão abordados temas atuais sobre a área. No dia 24 serão debatidos os temas: “Revitalização e Preservação de Mananciais”, com início a partir das 13h30, e “A gestão compartilhada dos recursos hídricos como ferramenta de administração de conflitos”, às 15h30. No dia seguinte, o foco dos debates será  “Políticas Públicas e Ações para a Gestão dos Recursos Hídricos” e “Planejamento, regulação e fiscalização – As novas perspectivas e desafios do setor de saneamento”, nos mesmos horários do dia anterior, respectivamente. A programação completa do Simpósio pode ser conferida no site www.agua.org.br dentro do canal 2º Simpósio.

O evento busca apreciar as políticas públicas em desenvolvimento ou em fase de implantação e identificar o reflexo dessas ações para os recursos hídricos. E, finalmente, abordar o balanço hídrico e o controle qualitativo para a gestão dos recursos hídricos.

A primeira edição do Simpósio do Consórcio PCJ foi realizado em 2007, no município de São Pedro, e recebeu cerca de 600 pessoas. Para 2010, a expectativa da Comissão Organizadora é de receber mil visitantes durante os três dias de evento. O 2º Simpósio “Experiências em Gestão dos Recursos Hídricos por Bacia Hidrográfica”, conta com o patrocínio da ANA, AgSolve, Ambev, Caixa, CNPQ, DAEE, Foz do Brasil, Petrobras, Sabesp e Sanasa, além dos apoios da ABCON, ABRH, Agência de Água PCJ, ArcelorMittal, ASSEMAE, Clean Enviroument, Comitês PCJ, CPFL Energia, CREA-SP, Ipê, LAM, Ministério do Meio Ambiente, SRHU, Metagreen, SAAE Atibaia, SAAE Indaiatuba, RELOB, REBOB, Revista Pollution Engennering, Secretaria do Meio Ambiente – SP, Secretaria de Saneamento e Energia, CETESB, IGAM, Unicidades e as prefeituras de Atibaia, Extrema e Jarinu.

Serviço:

Evento: Cerimônia de Abertura do 2º Simpósio “Experiências em Gestão dos Recursos Hídricos por Bacia Hidrográfica”

Data: 23/11/2010

Horário: a partir das 19h

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo