Sociedade Civil de Rio Claro recebe nessa quinta-feira (10) capacitação sobre gestão de recursos hídricos

Nessa quinta-feira, dia 10, é a vez da sociedade civil de Rio Claro (SP) receber a capacitação itinerante do Consórcio PCJ sobre os entes do sistema de gerenciamento de recursos hídricos e formas de participação, que a entidade está realizando nas Bacias PCJ. O evento acontece a partir das 9h, no Sesi, localizado na Avenida M29, 441, Jardim Floridiana. O primeiro encontro aconteceu no dia 25 de outubro, em Jundiaí (SP). No total serão cinco encontros em diferentes cidades.
As capacitações da sociedade civil têm por objetivo informar sobre a história da gestão das Bacias PCJ, a implantação da legislação federal e estadual de recursos hídricos, além de explicar sobre a atuação do Consórcio PCJ no sistema e na sociedade.

Durante o evento, os participantes também estão obtendo mais informações sobre a realização do 8º Fórum Mundial Água, que acontecerá em Brasília (DF), em 2018, e formas de participação. O Consórcio PCJ possui um cronograma de série de atividades de promoção do evento, intitulado “Compartilhando Caminhos para Brasília 2018”, dentre quais destaca-se a promoção das Bacias PCJ como destino internacional para visitas técnicas e turísticas para as delegações estrangeiras que virão participar do fórum.

“O objetivo dessas capacitações é apresentar para a comunidade as entidades que formam o sistema de gerenciamento de recursos hídricos e atentar para a formas de participação da sociedade civil nesse processo. A sociedade é quem contribui financeiramente para o sistema, é natural que ela participe ativamente das decisões”, comentou durante o primeiro encontro em Jundiaí o secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz.

Nos encontros, o Consórcio PCJ tem abordado sobre fontes de recursos para ações de gestão de recursos hídricos e meio ambiente, tanto com editais abertos ou não, capacitando sobre os processos para se ter acesso a essas fontes de financiamentos e para que a sociedade civil organizada esteja preparada quando esses recursos forem disponibilizados.

Depois de Jundiaí e Rio Claro, a próxima cidade a receber a capacitação da sociedade civil será Bragança Paulista, no dia 18 de novembro, na FESB, a partir das 9h. Na sequência, os encontros acontecerão no dia 23/11, em Campinas (SP), na sede da Ciesp; e no dia 05/12, em Capivari (SP). Todos os encontros terão início no mesmo horário e devem durar até o meio-dia.

Para participar é necessário fazer inscrição prévia pelo link https://goo.gl/forms/KrveyB8C0MhfgeKG3 escolhendo em qual dia gostaria de comparecer. A organização atenta que os temas das capacitações serão os mesmos em todos os encontros. A iniciativa de fazer vários capacitações é de facilitar a participação da comunidade de todas as partes das Bacias PCJ.

Como proposta de ação social, solicita-se que os inscritos levem no dia da capacitação 1kg de alimento não perecível ou produtos de limpeza e higiene. Os produtos arrecadados serão doados para entidades beneficentes dos municípios que receberão os encontros. Doe e participe!

Mais informações sobre os Encontros do Consórcio PCJ com a Sociedade Civil, podem ser obtidas pelo e-mail parcerias@agua.org.br ou pelo telefone (19) 3475 9407.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo