Sociedade Civil de Campinas recebe nessa quarta-feira (23) capacitação do Consórcio PCJ sobre gestão da água

Campinas (SP) recebe amanhã, dia 23 de novembro, o quarto encontro do Consórcio PCJ com a sociedade civil com o objetivo de debater “quem é quem” na gestão da água e quais são as formas de participação da população nos diversos entes do sistema de gerenciamento dos recursos hídricos. O evento acontecerá na sede do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), no Jardim Chapadão, a partir das 9h.
Além de abordar todas as formas de participação da sociedade nos entes que formam o sistema nas Bacias PCJ, como Comitê, Agência e ARES PCJ, técnicos do Consórcio PCJ tirarão dúvidas quanto ao edital aberto desde o dia 21/11 para entidades associativas representativas de usuários de recursos hídricos e organizações civis para participar dos Comitês PCJ.

Durante as capacitações, o Consórcio PCJ tem orientado ainda sobre fontes de recursos para ações de gestão de recursos hídricos e meio ambiente, tanto com editais abertos ou não, orientando sobre os processos para se ter acesso a essas fontes de financiamentos e para que a sociedade civil organizada esteja preparada quando esses recursos forem disponibilizados.

Os encontros também estão servindo para o Consórcio PCJ mobilizar a participação das pessoas no 8º Fórum Mundial da Água, que acontecerá em Brasília (DF), em março de 2018. A entidade apresentou o cronograma de atividades de preparação para o Fórum, aclarando sobre o evento, sobre os organizadores e a importância do mesmo para o mundo da água. O Consórcio PCJ pretende promover ensaios sobre o Fórum Mundial da Água em 2017 ao lado da Rede Brasil de Organismos de Bacias (REBOB), além de promover as Bacias PCJ como destino internacional de visitas técnica e turísticas para as delegações estrangeiras que virão para o evento.

Antes de Campinas, receberam os encontros do Consórcio PCJ as cidades de Jundiaí, Rio Claro e Bragança Paulista. A última capacitação acontecerá no dia cinco de dezembro, em Capivari.

Para participar é necessário fazer inscrição prévia pelo link https://goo.gl/forms/KrveyB8C0MhfgeKG3 escolhendo em qual dia gostaria de comparecer. A organização atenta que os temas das capacitações serão os mesmos em todos os encontros. A iniciativa de fazer vários encontros é de facilitar a participação da comunidade de todas as partes das Bacias PCJ.

Como proposta de ação social, solicita-se que os inscritos levem no dia da capacitação 1kg de alimento não perecível ou produtos de limpeza e higiene. Os produtos arrecadados serão doados para entidades beneficentes dos municípios que receberão os encontros. Doe e participe!

Mais informações sobre os Encontros do Consórcio PCJ com a Sociedade Civil, podem ser obtidas pelo e-mail parcerias@agua.org.br ou pelo telefone (19) 3475 9407.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo