Situação do Sistema Cantareira é abordada na 5º capacitação do Projeto Semana da Água 2014

O Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí recebeu em sua sede em Americana (SP), na manhã desta quarta-feira, dia 20 de agosto, a 5º Capacitação do Projeto Semana da Água 2014, projeto que a entidade realiza há 20 anos nas Bacias PCJ. O encontro que teve início às 9h contou com a palestra do coordenador de Projetos do Consórcio PCJ, José Cezar Saad, na qual mais de 80 participantes tomaram conhecimento sobre os reflexos da severa estiagem desse ano ao Sistema Cantareira. 

Os presentes receberam sugestões de atividades que devem ser realizadas nas escolas junto aos alunos e também orientação de como elaborar o relatório de execução dessas atividades, o chamado Livro de Bordo, que cada município deve entregar ao Consórcio PCJ até o dia 31 de outubro.

Durante a palestra, Saad citou a importância dos educadores e representantes das Secretarias de Educação e de Meio Ambiente participarem desses encontros e de multiplicarem os conhecimentos adquiridos. “Somos nós os responsáveis por um futuro não tão ruim na questão hídrica. Quanto ao momento que estamos vivenciando, devemos levar essas informações para outras pessoas e principalmente para as crianças, e vocês têm esse potencial melhor do que qualquer outro profissional”, exaltou o coordenador de projetos do Consórcio PCJ.

Já na segunda etapa da capacitação a Gerente Técnica do Consórcio PCJ, Andréa Borges, explicou sobre as diversas entidades que levam a sigla “PCJ” em seu nome e atentou para as funções de cada uma delas na gestão de recursos hídricos. Em seguida, Andréa apresentou algumas possíveis atividades a serem realizadas nas escolas com os alunos, e orientou os participantes a elaborarem os Livros de Bordo.

A próxima capacitação do Projeto Semana da Água 2014 será a Oficina de Viveiros Florestais, a ser realizada no município de Piracicaba (SP), em comemoração ao Dia da Árvore.

 

Projeto Semana da Água

O Projeto Semana da Água, que é realizado há 20 anos pelo Consórcio PCJ e sempre tem um tema diferente a cada ano, foi inspirado no projeto da Agência francesa Sena-Normândia chamado “Classes d’Eau”, no português “Classes de Água”, que também trabalha com alunos da região, assuntos voltados à preservação dos recursos hídricos. A Semana da Água 2014 tem como tema “Reciclando o Saber” e está proporcionando aos participantes uma retrospectiva das atividades realizadas, nesses 20 anos de trabalho dentro das escolas.

 

Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo