Sistema Cantareira amplia vazão para a Bacia do Rio Atibaia para amenizar a crise hídrica

O Consórcio PCJ obteve a confirmação da coordenação da Câmara Técnica de Monitoramento Hidrológico (CT-MH) dos Comitês PCJ que desde às 0h desta sexta-feira, dia 19, o Sistema Cantareira aumentou a vazão para a Bacia do Rio Atibaia de 3 m³/s para 4 m³/s. Está mantida, também, a vazão para a Bacia do Rio Jaguari em 1 m³/s, o que totaliza o envio de 5 m³/s para as Bacias PCJ. O pedido do Consórcio PCJ e de outros municípios da região de aumento do envio de água do Cantareira foi atendido em face do agravamento da vazão do Rio Atibaia, que hoje está 3,42 m³/s.

 
As Bacias PCJ tem enfrentado a mais grave crise hídrica dos últimos 90 anos com vazões mínimas do Sistema Cantareira quase que em todo o tempo. Pela portaria 1213/04 da renovação da outorga de 2004, a região tem de receber no mínimo 3 m³/s. No entanto, nas estiagens anteriores e de menor intensidade que está ocorrendo em 2014, as Bacias PCJ chegou a receber 12 m³/s.
 
O Consórcio PCJ solicitou ao lado dos demais municípios da região a ampliação da vazão do Cantareira para a Bacia do Rio Atibaia na última quarta-feira, dia 17. A entidade também havia solicitado à CT-MH para externar o pedido aos organismos gestores, para que os mesmos estudem com extrema urgência a viabilidade da utilização de água de cavas de mineração e de reservatórios particulares, para complementar ou suprir o abastecimento de municípios das Bacias PCJ que estão anunciando total calamidade, a exemplo do município de Santo Antônio de Posse (SP). A entidade no último mês realizou mapeamento por mapas de satélite de possíveis alternativas hídricas (cavas e pequenos reservatórios) para o abastecimento das Bacias PCJ, confirmadas depois com sobrevoo de helicóptero.

Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo