Shopping Iguatemi Campinas aposta no reuso para diminuir consumo de água

 O shopping Iguatemi, localizado em Campinas (SP) é um dos finalistas no temário “Reuso da Água” na categoria Iniciativa Privada do 6º Prêmio Ação pela Água, através do projeto “Reuso de Água no Shopping Iguatemi Campinas”.

 
O projeto foi concluído em 2010, com o início da operação da estação de tratamento de esgoto. Ele surgiu da própria escassez de água que existe e tem como objetivo a redução do volume de efluentes lançados na rede pública, além da economia de água potável.
 
Em 2011 foram realizadas algumas reformas com o intuito de aumentar a capacidade da Estação para 9.000 m3/mês e reduzir o consumo.
 
Isso ocorre através do tratamento de parte do esgoto descartado pelo shopping para produção de água de reuso, que é utilizada em descargas de vasos sanitários, irrigação de jardins, arrefecimento de telhados e torres de resfriamento. Além disso, através do arrefecimento de telhados, espera-se obter redução de 20% no consumo de energia do sistema de ar condicionado do shopping.
 
Segundo Eduardo Mancin,gerente de manutençã a meta é ampliar o shopping e consequentemente a estação de tratamento de esgoto. “Com a ampliação do shopping, logo você terá que ampliar a estação de tratamento de esgoto (ETE) para não descartar esse efluente na rede pública”, atenta ele.
 
O 6º Prêmio Ação pela Água, conta com o patrocínio master da Caixa Econômica Federal, patrocínios do Buffet Claudia Porteiro e Invista, e os apoios da Agência Nacional de Águas, da Prefeitura Municipal de Americana, Confederação das Industrias do Estado de São Paulo (CIESP), Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos de São Paulo, Departamento de Água e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE).

Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo