Sensibilização ambiental e sustentabilidade hídrica foram destacadas pelo Consórcio PCJ durante o “V Workshop de Águas Subterrâneas”

O Consórcio PCJ apresentou no último dia 27 de novembro palestra com o tema “Sensibilização Ambiental com foco nos Recursos Hídricos Subterrâneos”, durante o “5º Workshop de Águas Subterrâneas: Gestão para a Segurança Hídrica”, organizado pelos Comitês PCJ, no campus da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), em Rio Claro (SP). A apresentação foi realizada pelo secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, e abordou a necessidade de se trabalhar a comunicação com a comunidade em prol da conscientização do tema. O assessor técnico, Flávio Forti Stenico, também representou a entidade no evento.

A mesa de abertura do evento foi composta pelo professor doutor José Alexandre Perinotto, diretor do IGCE (Instituto de Geociências e Ciências Exatas) da UNESP de Rio Claro; professor doutor Amauri Antonio Menegário, coordenador do CEA (Centro de Estudos Ambientais) da UNESP de Rio Claro; educador socioambiental Carlos Henrique Oliveira(assessor da deputada estadual Marina Helou); Jonathan Perdiza de Campos Leite, diretor de Meio Ambiente de Rio Claro; professor Francisco Lahóz, secretário-executivo do Consórcio PCJ; geóloga doutora Sibele Ezaki, coordenadora da CT-AS (Câmara Técnica de Águas Subterrâneas) dos Comitês PCJ; Luiz Roberto Moretti, secretário-executivo dos Comitês PCJ e Sérgio Razera, diretor-presidente da Agência das Bacias PCJ. Pela manhã, os temas centrais das discussões giraram em torno de Mudanças Climáticas, Comunicação, Políticas Públicas, entre outras ações transversais ao tema das Águas Subterrâneas.

Durante a sua palestra, no período da tarde, Lahóz pontuou sobre as metodologias de capacitação realizadas pelo entidade junto às professoras das Bacias PCJ, desde 1994, com o início do projeto “Semana da Água”, que teve como objetivo implementar atividades de educação e sensibilização ambiental voltadas à gestão de recursos, nos moldes que vinha sendo aplicado na França, com o projeto “Classes de l’Eau”. “Desde a implantação da educação ambiental trabalhamos com a comunidade o papel dos poços freáticos e artesianos. Além disso, abordamos questões relacionadas ao ciclo hidrológico, a importância das plantas para a umidade do meio ambiente e a influência das raízes destas em relação ao lençol freático. Tudo em prol da conscientização ambiental”, destacou o secretário executivo do Consórcio PCJ.

Ele ainda ressaltou a importância do workshop na busca por possibilidades de abastecimento nas Bacias PCJ, atentando para a necessidade premente de se reter a maior quantidade de água possível das chuvas, já que o cenário atual na nossa região é marcado por eventos climáticos extremos. “É preciso armazenar água seja por meio de reservatórios municipais, ou por bacias de retenção, piscinões ecológicos, cisternas, mas, acima de tudo, que sejam implementadas as 22 metas para sustentabilidade hídrica futura, propostas pelo Consórcio PCJ, das quais se destacam ações necessárias para a garantia da segurança hídrica”, comentou ele.

A quinta edição do workshop contou com a participação de estudantes, professores, empresários, usuários de águas subterrâneas, municípios e tomadores de decisões, sendo eles de órgãos gestores ou parlamentares e teve o objetivo de ressaltar a importância de alterar paradigmas no uso e ordenação do solo em face da necessária proteção da qualidade e da quantidade das águas subterrâneas. A próxima edição será realizada em 2021.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo