Seminário do Consórcio PCJ busca ampliar proteção florestal nas Bacias PCJ

O Consórcio PCJ, por meio do Programa de Proteção aos Mananciais, promove nessa quarta-feira, dia 20, na Câmara Municipal de Campinas, o Seminário “Instrumentos de Gestão Florestal voltados à proteção dos Mananciais”, que vai debater ações de preservação e recuperação de matas ciliares nas Bacias PCJ, além de discutir como ampliar projetos de Pagamento por Serviços Ambientais, pelo qual produtores rurais recebem valores financeiros por preservarem áreas de proteção em suas propriedades.
Nas Bacias PCJ existem dois belos exemplos de PSA, o Conservador das Águas de Extrema (MG) que atende mais de 170 produtores rurais e já plantou 1,3 milhão de mudas nativas e recuperou mais de 30% de matas ciliares. Outro caso de sucesso, é o Programa Bacias Jaguariúna (SP), lançado em 2014 e prevê a recuperação de 3.250 hectares no município.

O Seminário abordará também sobre o Sistema de Cadastro Ambiental Rural (SICAR), o Programa de Regularização Ambiental, o Sistema Informatizado de Apoio à Restauração Ecológica e o Mecanismo e Instrumentos do Programa Nascentes, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

O evento contará com apresentações da Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais (CBRN Campinas) e do Centro de Restauração Ecológica da Secretaria Estadual do Meio Ambiente.

Os interessados em participar devem fazer a inscrição on line, pelo link: https://goo.gl/Zsyb2y. O evento é aberto à participação da imprensa.

 

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo