Seminário de Avaliação do Projeto Gota d’Água premia vencedores do Prêmio Sua Gota faz a Diferença e do Concurso Cultural Saneamento é +

Nesta edição, escolas foram desafiadas a produzir vídeos, desenhos e paródias com o tema “A Década da Transformação: Alcançando as Metas da Agenda 2030 por meio da Educação”

O Consórcio PCJ promoveu, na última quarta-feira, dia 24, a live de apresentação do Seminário de Avaliação do Projeto Gota d’Água 2021. Divulgado nas mídias sociais da entidade, YouTube, Facebook e Instagram, o evento on-line anunciou os vencedores do Prêmio Sua Gota Faz a Diferença e do Concurso Cultural Saneamento é +.

Com novidades, a edição contou com a premiação dos melhores vídeos, desenhos e paródias que dialogam com o tema do Projeto em 2021, “A Década da Transformação: Alcançando as Metas da Agenda 2030 por meio da Educação”. Para ser possível a inclusão de novas categorias, o Projeto Gota d’Água 2021 contou com a parceria da Agência Reguladora de Saneamento (ARES-PCJ).

A escolha dos finalistas e vencedores foi coordenada pelo Programa de Educação Ambiental do Consórcio PCJ e feita após avaliação da banca julgadora, composta por: Ana Lúcia Scagnolato (ArcelorMittal), Débora Fonseca (Ares PCJ), Luciana Cordeiro (Unicamp), Ana Lúcia Floriano (CT-EA Comitês PCJ), Mariana Alcalay (Unesco), Mariana Rico (Instituto Estre), Adriana Braga (Unifesp), Maria Paula Oliveira (CT-EA CBH Tietê-Jacaré), e Renata Maranhão (Ana – Agência Nacional das Águas).

Mariana Alcalay destacou as iniciativas do Consórcio PCJ que promovem e implementam a Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU), nas escolas das Bacias. “No momento de pandemia é ainda mais difícil, mas conseguimos ver nos trabalhos enviados a criatividade incrível dos professores e alunos. Eles trazem consciência”, diz.

Para os escolhidos como melhores do ano, foram distribuídos prêmios diversos. Para os desenhos, o prêmio foi uma mesa digitalizadora; o vencedor de paródia foi premiado com uma câmera digital infantil; e o vencedor na modalidade vídeo recebeu uma câmera para filmagens em 4K.

Categoria desenho

Com muita criatividade, os alunos dos municípios das Bacias PCJ enviaram desenhos que dialogam com o tema proposto para 2021. Com isso, os finalistas foram os municípios de Cosmópolis, Rio Claro e Nova Odessa. O prêmio foi para Cosmópolis.

“É com muita alegria que, mais uma vez, Cosmópolis está aqui para receber esse prêmio. Nosso sentimento, hoje, é de gratidão, pois estamos nas três categorias. Um agradecimento imenso para a rede municipal, para todos os professores, funcionários, para equipe gestora de cada escola participante, para a equipe da Secretaria de Educação, para o nosso secretário, Luciano, a todos que, de alguma forma, apoiaram para que chegássemos aqui hoje”, afirmou Isabel Cristina da Silva, Supervisora de Ensino na Secretaria de Educação de Cosmópolis.

Categoria paródia

Como parte das novas categorias apresentadas no Seminário do Projeto Gota d’Água, a paródia contou com os municípios finalistas de Cosmópolis, Itupeva e Santa Gertrudes. Quem levou o prêmio dessa categoria foi Itupeva.

Segundo André Mariano, Supervisor Educacional na Secretaria de Educação de Itupeva, a conquista da cidade mostra que ainda existem muitos caminhos para seguir. “Participar das ações do Consórcio PCJ é o incentivo que move a educação”, destacou. Mariano agradeceu aos professores, peças fundamentais da educação, além dos funcionários da rede como um todo e às gestões das escolas.

Categoria vídeo

A tradicional categoria, premiada pelo Sua Gota Faz a Diferença, teve entre os finalistas Cosmópolis, Americana e Campinas. Contudo, mais uma vez, o vencedor foi o município de Cosmópolis.

Segundo Fábio Müller, Diretor da Emeb Profº Florestan Fernandes, escola vencedora de duas categorias, é gratificante participar do Projeto Gota d’Água.  “Somos uma escola em que a gente acredita na transformação e a transformação é iniciada pelos nossos alunos”, afirmou.

Categoria especial

Criada para estimular o tour virtual pela nova Casa + Sustentável, a categoria especial premiou as três escolas que envolveram o maior número de alunos na atividade. Levaram os kits youtuber para os respectivos municípios: a EMEF Prof.ª Almerinda Delega Delben, de Nova Odessa, a EMEIEF Aracy Nogueira Guimarães, de Limeira, e o Centro de Educação Ambiental Sala Verde Pindorama, de Bragança Paulista.

Desta vez, quem levou o Prêmio “Sua Gota faz a Diferença” foi a Escola Aracy, de Limeira, representada pela Diretora Maria Eliete Lucchesi. “Não é à toa que a nossa escola é conhecida como Aracy Sustentável: nós valorizamos o envolvimento dos alunos e educadores com ações que permitam um novo olhar sobre o ambiente”, afirmou a diretora.

Segundo Andréa Borges, Gerente Técnica e Coordenadora do Projeto, o objetivo de todo esse evento é incentivar ainda mais a criatividade de alunos e professores no desenvolvimento de atividades de sensibilização ambiental. O Seminário de Avaliação do Projeto Gota d’Água marcou o início da realização de eventos híbridos, com presença de público online e na sede do Consórcio PCJ, em Americana (SP), com a participação dos finalistas.

Sobre o Projeto Gota d’Água

O projeto “Semana da Água”, promovido desde 1994 nas Bacias dos Rios Piracicaba Capivari e Jundiaí (PCJ), foi remodelado pelo Programa de Educação e Sensibilização Ambiental do Consórcio PCJ e, a partir de 2015, passou a fazer parte do Projeto Gota d’Água. A iniciativa tem como objetivo intensificar as ações de educação ambiental que extrapolem a execução das Semanas da Água nos municípios, o que de fato já ocorria na prática. Em média, 150 mil pessoas são capacitadas pelas ações do projeto por ano nas Bacias PCJ.

 

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo