Seminário de Avaliação do Projeto Gota d’Água acontece nessa quarta-feira (14), no Museu da Água em Indaiatuba

Durante a ocasião, será realizada a mesa redonda “Olhar Feminino sobre Água e Clima”, os destaques do ano serão premiados, e os vencedores de cada categoria receberão o “Prêmio Sua Gota faz a Diferença”

O Consórcio PCJ promove amanhã, dia 14 de dezembro, o Seminário de Avaliação do Projeto “Gota d’Água”, realizado pelo Programa de Educação e Sensibilização Ambiental da entidade. O evento acontece no auditório do Museu da Água de Indaiatuba (SP), a partir das 9h, e contará ainda com uma Mesa Redonda, tendo como tema “Olhar Feminino sobre Água e Clima”, além da entrega dos certificados de Destaques do Ano de 2022 e entrega do Prêmio Sua Gota faz a Diferença”.

Neste ano, o Projeto “Gota d’Água” trabalhou o tema “Mudanças Climáticas: o clima muda, e nossas vidas também”, com o objetivo de sensibilizar sobre os impactos gerados pelo aquecimento global à vida cotidiana e à disponibilidade hídrica. Os educadores participantes da iniciativa foram capacitados sobre a temática durante o primeiro semestre desse ano para a aplicação de atividades com os alunos em sala de aula no segundo semestre.

Os alunos, então, desenvolveram projetos, divididos em três categorias: vídeo, desenho e podcasts, abordando o tema das capacitações, portanto, mudanças climáticas. Os municípios elencaram as principais iniciativas que foram enviadas ao Consórcio PCJ para uma avaliação prévia e definição de cinco inciativas finalistas por categoria. Uma comissão julgadora externa avaliou cada um dos cinco trabalhos por categoria para conceder o “Prêmio Sua Gota Faz a Diferença” ao melhor projeto. Os desenhos, vídeos e podcasts finalistas você pode conferir clicando aqui.

Mesa Redonda “Olhar Feminino sobre Água e Clima”

Durante o Seminário de Avaliação do Projeto Gota d’Água, o Consórcio PCJ irá promover uma mesa redonda para debater o importante papel das mulheres na gestão da água e no enfrentamento dos impactos causados pelo aquecimento global, além de propor e ouvir sugestões dos participantes visando ampliar a participação feminina dentro do sistema de gerenciamento de recursos hídricos, ainda muito masculino. Participarão do debate a socióloga da Sabesp, Francisca Adalgisa Silva, e a diretora de políticas públicas da SOS Mata Atlântica, Malu Ribeiro, com mediação da Gerente Técnica do Consórcio PCJ, Andréa Borges.

O Consórcio PCJ busca fomentar o debate sobre a igualdade de gênero e maior participação das mulheres nos processos de decisão. Ainda que o Brasil seja um país composto majoritariamente por mulheres, apenas 28% participam do Conselho Nacional de Recursos Hídricos, o que demonstra a necessidade de motivar e engajar maior participação feminina no sistema de gerenciamento.

“O Projeto Gota d’Água foi pioneiro na sensibilização ambiental acerca da gestão de recursos hídricos, de modo plural, com ampla participação social e de igualdade de gênero. É uma honra trazer essas mulheres empoderadas para falar desse tema tão essencial para os dias atuais”, atenta a gerente técnica do Consórcio PCJ e coordenadora do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental, Andréa Borges.

Sobre o Projeto Gota d’Água

O projeto “Semana da Água”, promovido desde 1994 nas Bacias dos Rios Piracicaba Capivari e Jundiaí (PCJ), foi remodelado pelo Programa de Educação e Sensibilização Ambiental do Consórcio PCJ e, a partir de 2015, passou a fazer parte do Projeto Gota d’Água. A iniciativa tem como objetivo intensificar as ações de educação ambiental que extrapolem a execução das Semanas da Água nos municípios, o que de fato já ocorria na prática. Em média, 150 mil pessoas por ano participam das ações do projeto nas Bacias PCJ.

Serviço:

Evento: Seminário de Avaliação do Projeto Gota d’Água e Mesa Redonda “Olhar Feminino sobre Água e Clima”
Data: 14/12/2022
Horário: a partir das 9h
Local: Museu da Água, localizado na R. do Museu, 205 – Tombadouro, Indaiatuba (SP)
Confirmações de presença e inscrições prévias de participação são obrigatória e feitas clicando no link: https://forms.gle/AdsBTp7MpKXdtvza9

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo