Seminário de Avaliação da Semana da Água 2013 aponta que mais de 160 mil alunos foram capacitados

Municípios que se destacaram no ano foram homenageados durante o evento

O Consórcio PCJ promoveu no dia seis de novembro o Seminário de Avaliação do Projeto da Semana da Água 2013 “Sistema Cantareira – Compartilhando Desafios”, no auditório do Centro de Cultura e Lazer (CCL) de Americana (SP), com a presença de 100 pessoas e do vice-presidente do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental e prefeito de Pedreira (SP), Professor Carlos Pollo. Levantamento preliminar aponta que cerca de 160 mil alunos e mais de 9 mil educadores foram capacitados pelo projeto. Alguns municípios ainda não enviaram o Livro de Bordo, espécie de relatório com as atividades realizadas, o que quando ocorrer tenderá a aumentar o número de pessoas envolvidas.

Durante o encontro, os municípios de Bragança Paulista, Rio Claro e Campinas por meio da SANASA, receberam o prêmio “Destaque do Ano” pelas atividades desenvolvidas com o Projeto Semana da Água 2013. Já os municípios de Atibaia, Extrema, Itatiba, Jaguariúna, Santa Bárbara d’Oeste e Santa Gertrudes receberam o título de “Menção Honrosa” pelo trabalho realizado durante o ano.

Segundo a gerente de Sensibilização e Gestão e coordenadora do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental, Andréa Borges, “os trabalhos apresentados nesse ano superaram todas as expectativas”. Desta forma, o Consórcio PCJ decidiu conceder a todos os 32 municípios participantes da Semana da Água 2013 um Prêmio de Boas Práticas de Educação Ambiental.

O prefeito de Pedreira, Carlos Pollo, destacou em seu discurso a importância de se trabalhar a redução de consumo de água na educação ambiental. Ele lembrou sua época de diretor de escola e do compromisso de seus alunos com o uso racional de água. “Adorava quando um aluno me procurava para relatar que uma torneira estava quebrada, pingando. Isso nos motivava a consertá-la e acabava por refletir na economia da conta de água, além de ser possível notar uma mudança de consciência ambiental dos alunos”, disse.

Ainda participaram do evento, o secretário de Obras e Serviços Urbanos de Americana, Allan Jonas Duarte; representando secretário de meio ambiente de Americana, esteve o Sr. Cícero Aparecido Moura; representando o secretário de cultura e turismo do município, a Sra. Priscila Paschoalino.

Ao final do seminário, os presentes leram e aprovaram a elaboração do Manifesto dos Educadores das Bacias PCJ, que contém as necessidades e as preocupações com o futuro da região. O documento será analisado por todos os educadores participantes da Semana da Água 2013 e enviado para a Agência Nacional de Águas (ANA) como contribuição para a renovação da outorga do Sistema Cantareira.

A Semana da Água é realizada pelo Consórcio PCJ, por meio do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental, há 19 anos, sempre com um tema diferente a cada ano. Devido à importância do assunto para a sustentabilidade hídrica da região, a diretoria do Consórcio PCJ elegeu o Sistema Cantareira como o assunto das capacitações em 2013, com o slogan “Sistema Cantareira – Compartilhando Desafios”. O Sistema é responsável por abastecer cinco milhões de pessoas nas Bacias PCJ e outras nove milhões na Grande São Paulo, constituindo-se como central para o desenvolvimento das duas regiões.

Municípios que se destacaram no ano foram homenageados durante o evento

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo