Semana Mundial da Água destaca compartilhamento e sustentabilidade

Sustentabilidade e compartilhamento da água foram destaques na cerimônia de abertura da Semana Mundial da Água, realizada no dia 28 de agosto, em Estocolmo, capital da Suécia. O evento aconteceu durante toda a semana e se encerra hoje, dia primeiro de setembro. Os assuntos são tidos como fundamentais para garantir a disponibilidade hídrica a longo prazo em todo planeta, e por isso também fazem parte dos temas que serão discutidos no 8º Fórum Mundial da Água, em 2018, na cidade de Brasília. “A escolha dessas temáticas para o Fórum não poderia ter sido mais acertada”, avalia o diretor executivo do 8º Fórum, Ricardo Andrade.
Durante a cerimônia, o presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas, Peter Thomson, afirmou que o clima no mundo e os recursos hídricos são o “fundamento da nossa existência”. Ele também disse que “sem uma boa administração nessa área, a agenda de desenvolvimento sustentável de 2030, obviamente, não vai a lugar algum. Porque sem o fundamento não podemos existir”.

A ministra do Meio Ambiente da Suécia, Karolina Skog, enfatizou que “o gerenciamento sustentável e eficiente das águas tem um efeito profundo em todos os aspectos da vida humana, além de ser crucial para a saúde e para um ambiente sustentável “.

Já o ganhador do Prêmio da Água de Estocolmo 2017, o professor Stephen McCaffrey, pioneiro no Direito Internacional da Água, chamou a atenção para a necessidade de se criar marcos legais para promover e garantir o compartilhamento de águas transfronteiriças. O professor destacou, no entanto, que isso “não significa criar direitos iguais, mas sim equidade de direitos”.

McCaffrey apontou que “60% da água doce do planeta é compartilhada entre dois ou mais países” e que a criação de regras pode reduzir os conflitos relacionados à água. O compartilhamento, segundo ele, também deve ser avaliado sob a ótica das mudanças climáticas. “Com os eventos extremos climáticos de estiagens cada vez mais frequentes e intensas, os conflitos pela água no mundo tendem a aumentar. Por isso há necessidade de compartilhar água e também as soluções para os problemas”, frisou.

O astronauta e membro da Academia Real de Ciências da Suécia, Christer Fuglesang, trouxe uma perspectiva única do planeta Terra visto do espaço sideral. “Não é possível identificar barreiras, conflitos e fronteiras”, disse. Ele falou sobre a “aparência frágil” da atmosfera terrestre quando vista do espaço e chamou atenção para a importância da sustentabilidade, utilizando como exemplo as missões espaciais, nas quais os recursos são escassos e recicla-los e reutiliza-los é a única opção. As perspectivas apresentadas por Fuglesang fizeram uma conexão com o tema desta edição da Semana Mundial da Água: “Água e resíduos: reduzir e reutilizar”.

A Semana Mundial da Água acontece anualmente em Estocolmo e reúne cerca de 3 mil participantes de mais de 130 países. Para Ricardo Andrade, o evento representa um importante marco preparatório para o 8º Fórum Mundial da Água, que acontecerá em Brasília, em março de 2018. “Grande parte do público aqui presente estará no 8º Fórum em 2018, por isso a importância da presença dos representantes brasileiros neste grande encontro”, concluiu.

Lançamento da Feira Técnica e Espaço Expo do 8º Fórum

Cerca de 100 representantes de empresas e instituições interessadas em participar do maior evento mundial sobre água participaram do lançamento comercial do 8º Fórum Mundial da Água, no dia 16 de agosto, em São Paulo (SP). O evento foi transmitido ao vivo pela internet para permitir que pessoas em outros países pudessem acompanhar o lançamento, ocasião em que foram apresentadas as possibilidades de participação para empresas e instituições.

A partir de agora, além de cotas de patrocínio, as empresas podem adquirir estandes na Expo e na Feira, espaços para exposição institucional, comercial e de forte interação com o público do evento, estimado em cerca de 40 mil pessoas. Durante o lançamento, foram comercializados mais de 2 mil metros quadrados, superando as expectativas dos organizadores. Considerando também os espaços reservados, cerca de 40 por cento da área total disponível para os expositores já está ocupada. Mais informações sobre a participação de empresas no Fórum, pelo e-mail: comercial@worldwaterforum8.org ou pelo telefone (11) 94342-8175.

“Juntos, fazemos da água uma prioridade global, destaca o Conselho Mundial da Água. O Fórum permeia a sociedade, tem a obrigação de informá-la”, afirmou Rodrigo Cordeiro, diretor de eventos da MCI-Brasil, empresa responsável pela comercialização dos espaços do evento e que integra o consórcio responsável pela organização do Fórum, junto com a Dream Factory.

O Consórcio PCJ esteve presente ao evento de lançamento e confirmou a participação na feira técnica com um espaço de 54 m², no qual haverá apresentação das atividades dos municípios e empresas associados, interatividade com o público, cursos e palestras. Mais informações sobre como participar desse espaço junto com o Consórcio, podem ser obtidas pelo e-mail agua@agua.org.br ou pelo telefone (19) 3475 9400.

Apoio texto: Site do Fórum Mundial da Água e SIWI

ABERTURA_ESTOCOLMO

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo