Semana do Meio Ambiente: projeto Olhos da Serra reúne a comunidade para a preservação da Serra do Japi

1º Encontro Japi Consciente reuniu população e apoiadores no último sábado (03/06), com atrações culturais e feira sustentável

O projeto Olhos da Serra realizou no último sábado (03/06), o 1º Encontro Japi Consciente. Com atrações culturais e feira sustentável, o evento organizado no Cream (Centro de Referência de Educação Ambiental), em Jundiaí, comemorou a Semana do Meio Ambiente com moradores, produtores locais e visitantes. A programação especial destacou ações para a conservação da Serra do Japi a partir de atitudes no dia a dia de quem vive no importante patrimônio natural.

O evento promovido pelo projeto Olhos da Serra envolveu o Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ), em parceria com a Fundação Serra do Japi, e patrocínio de Coca-Cola Brasil e Coca-Cola FEMSA.

Uma das atrações do Japi Consciente, o espetáculo A Turma do Lamba contra os inimigos da natureza, reuniu no palco o peixe Lamba e outros personagens que reforçaram a importância da preservação a natureza. A peça teatral lança mão justamente da educação ambiental, um dos eixos mais importantes do projeto Olhos da Serra, para conscientizar o público sobre a relevância do saneamento básico como forma de garantir água de qualidade às populações e preservar o meio ambiente. Todos os personagens da peça, o peixe-menino Lamba, Dora Reguladora, Sr. Mandilson, Lalá e Vovô Pescador foram criados pelo Consórcio PCJ.

Apresentação da Peça de Teatro Turma do Lamba, personagens criados pelo Consórcio PCJ

Elsa Cristina Barbosa, moradora da Serra do Japi que trabalha em serviços gerais, participou do evento com toda a família. “Trouxe minha netinha e minha sobrinha comigo. O teatro ensinou as crianças a não jogar lixo no rio, a proteger os bichos, a cuidar do meio ambiente”, disse. “Moro no Japi desde que nasci e temos que mostrar para as crianças como preservar este lugar.”

Andréa Borges, gerente técnica do Consórcio PCJ, ressaltou a importância do Olhos da Serra como forma de sensibilizar a comunidade sobre questões ambientais. “Foi muito importante realizar um evento como o Japi Consciente na Semana do Meio Ambiente”, disse. “Muitas pessoas que participaram do evento vivem no Japi e não entendem a importância deste patrimônio e a relevância da interação entre floresta e água. A gente só preserva o que conhece e gosta. E o projeto pretende que a comunidade se sinta pertencente ao local e apoie o projeto em suas ações de preservação, de monitoramento da floresta. Esperamos ainda que as pessoas transmitam as informações que aprenderam de forma leve e divertida no evento para seus familiares e vizinhos”, completou.

Para Vânia Nunes, superintendente da Fundação Serra do Japi, o evento proporcionou aos moradores e visitantes a reflexão, a troca de conhecimentos e de experiências. “Foi uma oportunidade de reunir pessoas que têm interesse e o seu sustento na Serra, e para sensibilizar também os que olham de fora para este patrimônio”, destacou. “Pessoas mais conscientes e pequenas atitudes no dia a dia contribuem para a conservação deste território tão importante”, afirmou.

Em sua segunda fase, o projeto trouxe ainda uma exposição organizada pelos parceiros do Olhos da Serra e uma feira sustentável com alimentos orgânicos e artesanato produzidos por moradores da Serra do Japi.

Vânia Nunes, durante abertura do 1º Encontro Japi Consciente, promovido pelo projeto Olhos da Serra

Projeto Olhos da Serra

Conduzido pelo Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ), com patrocínio de Coca-Cola Brasil e Coca-Cola FEMSA Brasil, o Olhos da Serra tem o propósito de conservar os recursos hídricos na região. Como prioridade total no projeto, a preservação dos recursos naturais compreende, entre outras atividades, o combate a incêndios, com formação de brigadistas e aplicação de curso de capacitação profissional pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), a educação ambiental, o monitoramento de invasões humanas, a promoção de ações de reflorestamento e saneamento rural, com a implantação de uma propriedade modelo com tratamento de efluentes, gestão de resíduos e de água cinza.

O Olhos da Serra também conta com a parceria das seguintes instituições: Prefeitura Municipal de Jundiaí (Diretorias de Meio Ambiente, de Agronegócios e de Parcerias Estratégicas, Guarda Municipal – Divisão Florestal e Defesa Civil); Fundação Serra do Japi; DAE Jundiaí; Fundação Florestal; Embrapa; Instituto Cerrados; Associação dos Amigos dos Bairros de Santa Clara, Vargem Grande, Caguassu e Paiol Velho (SAB Santa Clara); Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA); Conselho Gestor da Serra do Japi (CGSJ); Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun) e Aliados pela Água.

Consórcio PCJ

O Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ) é uma associação de usuários de água, de direito privado e sem fins lucrativos, integrada por 41 municípios e 23 grandes empresas da região Leste do Estado de São Paulo. A entidade possui independência técnica e financeira para a realização de atividades de recuperação e preservação dos mananciais das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, as Bacias PCJ (UGRHI 5).

Nossa visão é a de contribuir para uma sociedade mais justa, economicamente viável e sustentável, que respeite a água em todos os seus usos e potenciais, em atenção às mudanças climáticas. Desta forma, temos como missão integrar todos os setores da sociedade em prol da gestão eficiente da água, do saneamento e do meio ambiente. A entidade é referência nacional e internacional na gestão de recursos hídricos, membro de importantes instituições ligadas à área, como o Conselho Mundial da Água, as Redes Internacional, Latina e Brasileira de Organismos de Bacias (RIOB, RELOB e REBOB), além de ser o único representante das Bacias PCJ no Conselho Nacional de Recursos Hídricos.

Coca-Cola Brasil

O Sistema Coca-Cola Brasil atua em cinco grupos de bebidas — colas, sabores, hidratação, nutrição e emergentes — com uma linha de mais de 200 produtos, entre sabores regulares e versões sem açúcar ou de baixa caloria. Composto por sete grupos de fabricantes franqueados, o Instituto Coca-Cola Brasil, mais Verde Campo e a parceria com Leão Alimentos e Bebidas, o Sistema emprega diretamente 56,6 mil funcionários. A empresa aposta em inovação para ampliar seu portfólio e atingir o objetivo de destinar corretamente o equivalente a 100% de suas embalagens até 2030. A Coca-Cola Brasil trabalha para oferecer cada vez mais opções com menos açúcar adicionado e no incentivo a iniciativas que melhorem o desenvolvimento econômico e social das comunidades onde atua.

Coca-Cola FEMSA Brasil

A Coca-Cola FEMSA, S.A.B. de C.V. é a maior engarrafadora da franquia Coca-Cola do mundo por volume de vendas. A companhia produz e distribui bebidas das marcas registradas da The Coca-Cola Company, oferecendo um amplo portfólio de 131 marcas a mais de 266 milhões de consumidores todos os dias. Com mais de 80 mil colaboradores, a companhia comercializa e vende aproximadamente 3,5 mil milhões de caixas-unidade por meio de quase 2 milhões de pontos de venda por ano. Operando 49 unidades de manufatura e 260 centros de distribuição, a Coca-Cola FEMSA está comprometida a gerar valor econômico, social e ambiental para todos os seus grupos de interesse em toda a cadeia de valor. A companhia é membro do Índice de Sustentabilidade de Mercados Emergentes do Dow Jones, Índice de Sustentabilidade MILA Pacific Alliance do Dow Jones, FTSE4Good Emerging Index, e do índice S&P/BMV Total México ESG, entre outros. Suas operações abrangem territórios no México, Brasil, na Guatemala, Colômbia e Argentina, e, em nível nacional, na Costa Rica, Nicarágua, no Panamá, Uruguai e na Venezuela mediante um investimento na KOF Venezuela. Para mais informações visite www.coca-colafemsa.com

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo