Semana das Engenharias da EEP discute tecnologia e inovação nas áreas de Saneamento e meio ambiente

Secretário Executivo do Consórcio PCJ destacou no evento a importância do debate em torno do Marco Legal do Saneamento e da interação das agências de regulação

A Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP) promoveu na última semana, entre os dias 27 e 30 de outubro, a Semana das Engenharias Civil e Ambiental, com o objetivo de tratar soluções sustentáveis para problemas logísticos, administrativos e ambientais. O último dia de debates contou com as apresentações do biólogo, Ivan Canale, e do Engenheiro Hyago Borges, ambos integrantes da equipe do Serviço Municipal de Água e Esgoto de Piracicaba (SEMAE). O secretário executivo do Consórcio PCJ e professor de Graduação e Pós-Graduação da EEP, Francisco Lahóz, também contribuiu com as discussões ao atentar sobre os impactos do novo Marco Legal do Saneamento e a interações com as agências de regulação do setor.

Na ocasião, Lahóz lembrou que desde 2010, a Política Nacional de Saneamento passou a atrelar os reajustes tarifários aos contratos firmados com as Agências de Regulação de Saneamento e para que ocorra intensificação dos programas de combate às perdas hídricas nos sistemas públicos de distribuição, conforme recomendado pelos palestrantes do evento, será necessário que os investimentos nessa área estejam previstos nos contratos de regulação e a comunidade deveria se inteirar mais sobre os conteúdos dessas decisões para apoiá-los.

O palestrante Ivan Canale realizou uma apresentação institucional sobre o SEMAE, além de dar detalhes sobre o sistema de coleta de água bruta nos Rios Corumbataí e Piracicaba, entre outros mananciais menores, e informar sobre os processos de tratamento e distribuição de água. Canale ainda abordou sobre os Planos de Investimentos da autarquia na ampliação da reserva Hídrica da cidade com projetos como o de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), já em aplicação em Piracicaba.

O Engenheiro Hyago Borges ressaltou que o grande desafio do SEMAE é a redução do índice de perdas no município nas redes de distribuição, tratada como prioridade pela autarquia. Apontou que a construção de um reservatório junto ao Rio Corumbataí é a solução mais indicada para os municípios que compõe a bacia, para a segurança hídrica a médio e longo prazo.

O secretário executivo do Consórcio PCJ atentou para a importância de iniciativas que ampliem a disponibilidade hídrica da bacia. “A última grande crise hídrica, ocorrida em 2014/2015, acarretou que algumas medidas de ampliação da oferta hídrica fossem executadas, como a implantação de bacias de retenção, plantio de matas ciliares, terraceamento, entre outros, medidas essas que auxiliam na recarga do lençol freático e na revitalização das nascentes”, atentou Lahóz.

Porém, para superar os impactos da estiagem em 2022 será necessário novos investimentos. “De acordo com previsões do Instituto Nacional de Metrologia, ocorrerão chuvas abaixo das médias históricas para o próximo verão na ordem de 20 a 40% o que acende o sinal amarelo sobre a disponibilidade hídrica para 2022”, alertou o secretário executivo do Consórcio PCJ.

A Semana das Engenharias da EEP foi organizada pelos coordenadores acadêmicos dos cursos promotores do evento, Milton Rontani Junior e Paulo Edison Martins da Silveira, que também teve o apoio da Profa. Maria Helena Santini Tavares, vice-diretora da EEP; e das professoras Patrícia Tolaine do Amaral e Maria José Ayres Guidetti Zagatto, do curso de Engenharia Civil; e revelam que, em um cenário de constantes mudanças e necessidade iminente de adaptação e transformação, os engenheiros são cada vez mais necessários.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo