Semana da Água foca integração regional em 2010

 

O Consórcio intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ), realizou no dia 28 o lançamento do projeto Semana da Água 2010, nas represas Jaguari/Jacareí do Sistema Cantareira (Sabesp), na cidade de Vargem. O evento contou com a presença de 110 participantes de 32 municípios, além de representantes da sociedade civil, setor privado e demais segmentos.

Estiveram presentes a Vice-Presidente do Programa de Educação Ambiental do Consórcio PCJ e Prefeita de Piracaia, Fabiane Santiago, a vice-prefeita de Vargem, Neuza Maria Negretti de Lima, representando a prefeita Benedita Auxiliadora Paes da Rosa, o Coordenador da área de educação ambiental da Sabesp, John Emílio Garcia Tatton, o geógrafo da Sabesp, João Roberto Miranda, e o engenheiro químico da Sabesp, Adilson Octaviano, a Coordenadora da Câmara Técnica de Educação Ambiental dos Comitês PCJ, Maria Fernanda Chiochetti, a Coordenadora do Programa de Educação Ambiental do Consórcio PCJ, Andréa Borges, o Coordenador de Projetos do Consórcio PCJ, Alexandre Vilella e o Coordenador Geral da Agência de Água PCJ e do Consórcio PCJ, Francisco Castro Lahóz.

O programa de Educação Ambiental do Consórcio PCJ definiu para os trabalho deste ano o  tema “De mãos dadas pela água”, onde o centro das discussões será a integração regional entre os municípios como forma de troca de experiências e cooperação na conscientização do uso racional da água, através da Semana da Água.

A prefeita de Piracaia, Fabiane Santiago destacou a importância do projeto, que avança pelo 16º ano. “Esse programa é um dos mais bem sucedidos na área de educação sobre a preservação de recursos hídricos. Quase dois milhões de pessoas já foram capacitadas de forma direta. Agora é a hora que as experiências e inovações de cada municípios possam ser socializadas com os demais”, comentou.

“A educação é a ferramenta mais poderosa para a mudança da sociedade com relação ao meio ambiente e recursos hídricos, é um trabalho com resultados de médio a longo prazo”, discorreu em sua apresentação o coordenador da área de educação ambiental da Sabesp, John Emílio Garcia Tatton.

O Engenheiro Francisco Carlos Castro Lahóz, Coordenador de Projetos do Consórcio PCJ, efetuou retrospectiva da renovação da Outorga do “Sistema Cantareira”, ocorrida em 2004, com duração de 10 anos, ressaltou que tal conjunto de reservatórios é o responsável, direta ou indiretamente, pelo abastecimento de 50% da Grande São Paulo e pelas Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Bacias PCJ – com 5 milhões de pessoas) e que em 2014 a outorga expirará o que acarretará nova rodada de discussões sobre a importância do assunto ser tratado e esclarecido desde já.

“O Governo de São Paulo está concluindo um importante Estudo denominado “Plano da Macrometrópole”, que envolve as Bacias do Alto Tietê SP,Baixada Santista, Sorocaba, Paraíba do Sul e PCJ. Na tentativa de forma planejada encontrar formas técnica, economicamente e socialmente indicadas para o abastecimento atual e futuro de tais regiões que abrigam grande parte dos maiores parques industriais e aglomerados urbanos do país” comentou Lahóz.

O projeto é dividido em três etapas. A primeira consiste na capacitação dos chamados agentes de interlocução – pessoas indicadas pelos municípios participantes – para depois transmitirem os conhecimentos adquiridos para os agentes multiplicadores – professores das escolas. O passo seguinte é a aplicação da semana da água junto aos alunos das escolas participantes do projeto.

Como o foco central deste ano é a integração regional com a troca de experiências, foram enviados durante o mês de março questionários com perguntas sobre disponibilidade e interesses em experiências de outros municípios.

A coordenadora do Programa de Educação Ambiental do Consórcio PCJ, Andréa Borges, destacou o envolvimento grande de participantes na aplicação do projeto. “A expressiva participação do público presente de diversos segmentos e municípios reforça e gera condições fundamentais para a efetiva replicação dos conhecimentos e a integração regional, tema da Semana da Água 2010″, disse na abertura do evento.

Ao final os participantes realizaram uma visita técnica ao sistema Cantareira que abastece a Grande São Paulo e os municípios da bacia PCJ.

No ano passado, o Consórcio PCJ completou 20 anos de luta em prol dos recursos hídricos e 15 anos do Programa “Semana da Água”, com mais de 1,5 milhões de participantes diretos o que acarreta de forma indireta mais de 3 milhões de pessoas capacitadas. Para este ano, o Programa de Educação Ambiental do Consórcio trará novidades a fim de oferecer um trabalho mais aprimorado e abrangente aos educadores e demais segmentos da sociedade.

  Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ  

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo