Semana da Água capacitou mais de 170 mil alunos em 2009

 

O Programa de Educação Ambiental do Consórcio dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ), apresentará nessa quinta-feira (17), os resultados obtidos com a aplicação do projeto Semana da Água 2009, que teve como tema “Eu uso e não abuso”. O evento acontecerá na Faculdade de Jaguariúna (FAJ), Campus I, a partir das 9h da manhã.

 

Os dados preliminares, sistematizados pelo Consórcio, atestam que neste ano cerca de 170.689 alunos e professores estiveram envolvidos diretamente com o programa em 33 municípios. O número de escolas participantes foi de 532. 

A cidade que mais teve alunos participantes foi o município de Sumaré, onde 22.028 alunos tiveram contato com práticas de uso racional da água e a problemática dos recursos hídricos da nossa região, além de obterem informações sobre gestão de recursos hídricos. 

Hortolândia foi a segunda com mais participantes, somando 21.152 alunos distribuídos em 48 escolas. Para a coordenadora do Programa de Educação Ambiental do Consórcio PCJ, Andréa Borges, o comprometimento de professores e alunos com a Semana da Água é o diferencial do projeto. “Quando você vê os professores buscando novas idéias, novos caminhos, para passar de forma simples e objetiva aos seus alunos os conhecimentos adquiridos e esses alunos retransmitindo isso para seus pais, tios, primos e amigos, é que se tem certeza de que estamos no caminho certo”, comenta Andréa.

 

O projeto Semana da Água completou em 2009, 15 anos de história e nesse tempo todo já capacitou mais de 5 milhões de pessoas (entre professores, alunos, familiares e outros segmentos da sociedade civil). O projeto consiste em visitas, palestras, atividades artísticas e aulas sobre água, visando a integração regional e envolvendo toda a comunidade, a fim de que apóiem e colaborem com tais programas, projetos, atividade e ações voltados à gestão dos recursos hídricos.

 

“O programa tem contribuído fortemente para mudar nos municípios a cultura relacionada ao uso e à preservação dos recursos hídricos e a Semana da Água, particularmente, tem proporcionado aos participantes a necessária conscientização ambiental”, salienta a prefeita de Piracaia (SP), Fabiane Santiago, Vice-Presidente do Programa de Educação Ambiental do Consórcio PCJ.

 

Saiba mais!

Evento: Seminário de Avaliação da Semana da Água 2009
Data: 17/12/2009
Local: Faculdade de Jaguariúna (Campus I) – R. Amazonas, 505, Bairro Dom Bosco, Jaguariúna-SP
Horário: 9h00

Municípios que aplicaram o projeto Semana da Água em 2009:

Americana, Amparo, Analândia, Artur Nogueira, Bragança Paulista, Campinas, Cordeirópolis, Corumbataí, Cosmópolis, Extrema (MG), Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Ipeúna, Iracemápolis, Itatiba, Jaguariúna, Jarinú, Limeira, Louveira, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Piracaia, Rio Claro, Rio das Pedras, Santa Bárbara D’Oeste, Santa Gestrudes, São Pedro, Sumaré, Valinhos, Vargem e Vinhedo.

 

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo