Semana da Água capacita mais de 217 mil alunos em 2014

Entidade também premiou as melhores práticas de Educação Ambiental entre os municípios participantes

O projeto Semana da Água, desenvolvido pelo Consórcio PCJ há 20 anos com o Programa de Educação e Sensibilização Ambiental, finalizou o ano de 2014 com 217.034 alunos e 10.098 educadores atendidos pelo programa. Os dados ainda são preliminares, pois, existem municípios que não enviaram o livro de bordo, onde constam todos os registros de atividades executados pela cidade com o programa. Os resultados foram apresentados durante o Seminário de Avaliação, realizado na terça-feira, dia 25 de novembro.

A entidade, também, premiou os projetos de educação ambiental que foram destaque em 2014. Foram considerados os melhores do ano, considerando a amplitude das atividades no município, a qualidade das ações desenvolvidas e a adequação ao tema proposto para o projeto, a prefeitura municipal de Cosmópolis, a diretoria de ensino da região de Bragança Paulista e a prefeitura municipal de Vinhedo.

Quanto à adequação à temática de 2014 foram destaques os municípios de Rio Claro e Valinhos. Quanto à preparação dos agentes educadores para o desenvolvimento das atividades com os alunos, foram premiadas as prefeituras de Extrema e Pedreira. No quesito amplitude do Projeto no município e envolvimento da comunidade, foram destacados as cidades de Hortolândia e Cordeirópolis.

O Consórcio PCJ homenageou ainda os educadores que participaram das capacitações da Semana da Água 2014 sem nenhuma falta. Foram eles: Adriano Victor, Denise Cristina Pin, Dorotéia Alexandra Camargo, Rogério Luis Pires.

Devido ao seu trabalho nesses anos todos, O Consórcio PCJ homenageou o Sr. Francisco Moschini, que participa das atividades de educação ambiental do Consórcio PCJ antes mesmo do início do Projeto Semana da Água, tendo atuação inclusive na criação da própria entidade.

O Projeto Semana da Água

O Projeto Semana da Água, que é realizado há 20 anos pelo Consórcio PCJ e sempre tem um tema diferente a cada ano, foi inspirado no projeto da Agência francesa Sena-Normândia chamado “Classes d’Eau”, no português “Classes de Água”, que também trabalha com alunos da região, assuntos voltados à preservação dos recursos hídricos.

Em 20 anos de aplicação da iniciativa nas Bacias PCJ mais de quatro milhões de pessoas foram capacitadas de forma direta e indiretamente. Por ano, média de 180 mil alunos são atendidos pelo projeto.

Em 2015, o Projeto Semana da Água será remodelado pelo Programa de Educação e Sensibilização Ambiental do Consórcio PCJ e passará a se chamar “Projeto Gota d’água: #PreserveCadaGota”.

“O novo projeto pretende intensificar as ações de educação ambiental nas Bacias PCJ que extrapolem a execução das Semanas da Água nos municípios, o que de fato já ocorre na prática. Com esse novo projeto, a equipe do Programa de Educação Ambiental sempre estará à disposição dos associados ao Consórcio PCJ, com o desenvolvimento das semanas da água municipais e de qualquer outro projeto de educação ambiental”, esclarece a gerente técnica do Consórcio PCJ e coordenadora do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental, Andréa Borges.

Entidade também premiou as melhores práticas de Educação Ambiental entre os municípios participantes

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo