Semana da Água 2013 finaliza as capacitações e começa a render frutos nos municípios consorciados

O Projeto Semana da Água 2013, “Sistema Cantareira – Compartilhando Desafios” entrou na sua segunda fase, com a replicação dos conceitos apreendidos no primeiro semestre deste ano aos alunos dos municípios participantes. Diversos municípios já iniciaram a realização de atividades de conscientização sobre a importância do Sistema Cantareira na disponibilidade de água, sendo que o auge das atividades com a comunidade ocorre durante uma semana, como propõe o nome do projeto.

Desde sua abertura, em maio deste ano no Teatro Paulo Autran, em Americana (SP), com a presença de 200 pessoas, entre autoridades municipais e educadores, o Projeto Semana da Água 2013 do Consórcio PCJ promoveu uma série de atividades que municiaram os agentes multiplicadores com informações sobre o Sistema Cantareira, sua história e seu funcionamento e os debates que envolvem a renovação de sua outorga (autorização de operação do Sistema, hoje, sob a tutela da Sabesp).

Os municípios que estão participando da Semana da Água 2013 já começaram a desenvolver as atividades com os alunos nas escolas. Em Americana (SP), estudantes do Centro Integrado de Educação Pública – CIEP Anísio Spínola Teixeira, no bairro Pq. São Jerônimo, apresentaram na sua Semana da Água estudos sobre o Consórcio PCJ e as Bacias PCJ.

No município de Amparo (SP), um grupo de 20 educadoras esteve em Vargem (SP) no dia três de setembro para conhecer os reservatórios do Jaguari e do Jacareí, que formam o Sistema Cantareira,  com o objetivo de subsidiar os trabalhos das escolas para a Semana da Água. Lá elas foram recebidas pelo Sr. Adilson Octaviano, engenheiro da Sabesp, que fez uma explicação sobre toda a estrutura e organização do sistema.

Em Cosmópolis (SP), a semana de atividades desenvolvidas pelo Projeto Semana da Água no foi realizada de 19 a 23 de agosto. Foram promovidas caminhadas ecológicas, plantios, e diversas atividades de conscientização abertas à comunidade. A gerente de Sensibilização e Gestão do Consórcio PCJ, Andréa Borges, esteve presente no encerramento da semana, quando foram feitas as apresentações dos Planos de Ação de cada unidade escolar.

A semana da água do município de Santa Bárbara d’Oeste acontece entre os dias 10 e 13 de setembro. Na abertura, estiveram presentes representantes do Consórcio PCJ. Após a cerimônia de abertura, cerca de 600 alunos da rede pública assistiram à peça teatral “É a gota d’água”, desenvolvido pela Cia XeqMat de Teatro.

Todos os municípios participantes do projeto deverão realizar suas Semanas da Água até a segunda quinzena de outubro, quando acontecerá  O Seminário de Avaliação Regional do Projeto Semana da Água 2013, previsto para ocorrer no dia 29 de outubro, em Americana. Durante o seminário, educadores trocarão experiências sobre o conteúdo desenvolvido durante o ano e serão apresentadas as atividades realizadas em cada município.

Capacitação dos agentes multiplicadores aconteceu no primeiro semestre de 2013

A primeira capacitação promovida entre os agentes multiplicadores aconteceu no dia nove de maio, intitulada “A bacia em mim: desmistificando a bacia hidrográfica e inserindo este conceito no cotidiano”, realizada na sede do Consórcio PCJ e dirigida pela engenheira florestal Karine Silva Faleiros, do Instituto Iandé – Educação e Sustentabilidade. O objetivo dessa primeira oficina foi elucidar o que é uma bacia hidrográfica, apresentando um modelo do que seria uma bacia saudável em comparação com situações reais em nossa região.

A segunda capacitação foi a visita técnica ao Sistema Cantareira com duas excursões, uma no dia 21 e outra no dia 23 de maio. Mais de 90 pessoas, entre educadores, profissionais da secretaria de educação e de meio ambiente das cidades consorciadas, conheceram a barragem Jaguari/Jacareí na cidade de Vargem (SP) e também o Pico do Lopo, ponto turístico na cidade de Extrema (MG), de onde foi possível ter uma vista aérea das represas. As visitas foram acompanhadas pelo Engenheiro químico da Sabesp, Adilson Octaviano, que conduziu palestras e “tours” pelas barragens na primeira etapa, e pela analista ambiental de Extrema (MG), Dora Ribeiro, que conversou com os educadores sobre meio ambiente no segundo momento.

A penúltima atividade voltou para a sede do Consórcio PCJ, que ao lado do Instituto Ambiente em foco, promoveu, em 20 de junho, uma divertida montagem de maquete com os educadores presentes. A Professora do Departamento de Engenharia Rural da Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” (UNESP) de Jaboticabal (SP), Teresa Pissara, e a assistente de suporte acadêmico da mesma Universidade, Izilda Máximo, auxiliaram os educadores na produção de maquetes de Bacias Hidrográficas da região, além de aperfeiçoarem a forma como trabalhar com essas ferramentas com as crianças e a importância dessas Bacias para o abastecimento de água dos municípios.

Finalizando as capacitações da primeira etapa do Projeto Semana da Água, a gerente de gestão e sensibilização ambiental do Consórcio, Andréa Borges, enfatizou  a importância do Sistema Cantareira para as Bacias PCJ e a renovação de sua outorga, prevista para 2014, em palestra na sede da Consórcio PCJ, no dia quatro de julho. Andréa debateu com os participantes sobre as questões políticas e econômicas que envolvem o Sistema Cantareira e a renovação da sua outorga, além de fazer um balanço das capacitações de 2013.

Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo