Segurança de Barragens será tema de debates em Reunião Plenária do Consórcio PCJ

Evento ainda elegerá o novo Presidente da entidade pelos próximos 2 anos

O Consórcio PCJ promoverá nessa terça-feira, dia 12 de março, a partir das 10h no Nohotel, localizado na Rua Ítalo Boscheiro, 555, Campo Limpo em Americana (SP), a Reunião Plenária para a eleição do novo Conselho Diretor e do Presidente da entidade pelos próximos 2 anos. No encontro, será debatido a segurança de barragens de água no Estado de São Paulo, com destaque à construção dos reservatórios de Amparo e Pedreira, além da situação da barragem de Salto Grande, em Americana, que no último mês foi motivo de preocupação da comunidade devido ao relatório da Agência Nacional de Águas (ANA) considera-la de alto risco.

Na última semana, a Câmara de Vereadores de Pedreira (SP) aprovou projeto de lei que impõe restrições para construção de barragens no município. Antes, no início do mês, a prefeitura havia revogado licença municipal de construção, que já tinha sido emitida e aprovada antes mesmo do início da licitação das obras. Em Amparo, mesmo movimento se viu na Câmara dos Vereadores para barrar a construção do reservatório Duas Pontes. Essas atitudes ocorrem após o trágico acidente com a barragem de rejeitos de mineração, na Mina do Feijão, em Brumadinho (MG), no dia 25 de janeiro.

O temor pela segurança de barragens de água também contaminou a opinião pública da cidade de Americana (SP) e seu entorno, após reportagem de canal de televisão afirmar que o reservatório de Salto Grande, localizado próximo à foz do Rio Atibaia, tem alto potencial de dano e varreria do mapa as cidades de Americana, Limeira, Santa Bárbara d’Oeste e Piracicaba, em caso de rompimento.

No entanto, as informações desencontradas, muitas vezes sem embasamento técnico, somadas ao impacto das mortes ocorridas em Brumadinho, tem confundido a população e ocasionado uma apreensão desnecessária com a segurança de barragens de água nas Bacias PCJ. É importante esclarecer as diferenças de construção das barragens de rejeitos de mineração das barragens de armazenamento de água para abastecimento e geração de energia elétrica. As de água são levantas com fundação construída sobre um maciço rochoso e seu alteamento é feito por meio de argila compactada, levantado de uma só vez, o que torna o barramento muito mais seguro. As de rejeitos utilizam o próprio material para sua construção e esse método, conhecido como a montante, é responsável por 76% dos acidentes com rompimentos de barragens de mineração.

Na reunião Plenária do Consórcio PCJ dessa terça-feira (12), serão apresentados esclarecimentos sobre os modelos de construção de barragens além de discutir a situação das obras dos Reservatórios de Amparo e Pedreira, após os sucessivos questionamentos pelo poder público municipal dessas cidades. A situação da barragem de Salto Grande também será discutida. Na semana passada, o Consórcio PCJ enviou dossiê à Secretaria de Meio Ambiente de Americana, contendo vários estudos complementares sobre o reservatório, que também serão abordados na Reunião Plenária.

O Consórcio PCJ reforça a necessidade de ampliação do debate sobre a segurança dos reservatórios de água para que a sociedade não confunda os processos de construção desses empreendimentos com as executadas por mineradoras, bem menos seguros. Reservatórios de Água são necessários para ampliar a segurança hídrica, especialmente, em regiões de estresse hídrico como as Bacias PCJ.

Lançamento do Livro Ribeirão Quilombo – O Desafio de Trazer a Vida de Novo

Com um dos itens de pauta da reunião haverá o lançamento do livro que narra toda a trajetória do Projeto de Revitalização do Ribeirão Quilombo, que o Consórcio PCJ tem se empenhado nos últimos dois anos. Ainda será apresentado o vídeo que conta como estão as ações de revitalização em cada município da Bacia do Quilombo e servirá de campanha nas mídias sociais para divulgação do projeto.

Lançamento do 7º Prêmio Ação pela Água

Em comemoração aos 30 anos de fundação do Consórcio PCJ, a entidade promoverá em 2019 o 7º Prêmio Ação pela Água que irá premiar projetos e ações executados nessas três décadas por instituições localizadas nas Bacias PCJ que impactaram a disponibilidade hídrica da região, como também os veículos de comunicação que produziram reportagens de grande sensibilização ambiental sobre a temática. Na ocasião serão apresentadas as regras e procedimentos para a proposição de trabalhos e projetos para serem premiados e oficialmente a aberto o período de inscrições. Ao final será servido um brunch aos convidados e jornalistas presentes.

Eleição do Conselho Diretor e do Novo Presidente do Consórcio PCJ

Na Reunião Plenária também acontecerá a eleição do novo Conselho Diretor do Consórcio PCJ, bem como do novo Presidente que conduzirá a entidade no biênio 2019-2020. O atual presidente, Benjamim Bill Vieira de Souza, que também é o prefeito de Nova Odessa (SP), se apresentou para continuar à frente da entidade, com a apresentação de uma chapa de diretoria com algumas mudanças referente ao biênio anterior. Essa composição já foi apresentada aos associados e aprovada por consenso. Portanto, no encontro da próxima terça-feira ocorrerá a formalização da reeleição de Bill como presidente e apresentação do novo Conselho Diretor, conforme se segue:

Presidente
Benjamim Bill Vieira de Souza – prefeito de Nova Odessa

Vice-Presidente do Programa de Políticas de Recursos Hídricos
Mário Botion – prefeito de Limeira

Vice-Presidente do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental
Nilson Alcides Gaspar – prefeito de Indaiatuba

Vice-Presidente do Programa de Assuntos Institucionais
Angelo Perugini – prefeito de Hortolândia

Vice-presidente do Programa de Integração Regional
José Silvino Cintra – prefeito de Piracaia

Vice-Presidente dos Programas Regionais
Hamilton Bernardes Júnior – prefeito de Pedreira

Vice-Presidente do Programa de Resíduos Sólidos
Carlos Alberto Lisi – prefeito de Saltinho

Vice-Presidente do Programa de Ampliação da Disponibilidade Hídrica
Carlos Defavari – prefeito de Rio das Pedras

Vice-Presidente do Programa de Proteção aos Mananciais
Representante da Empresa Sabesp

Vice-Presidente de Tecnologia e Sistema de Gestão
Representa da Empresa Águas do Mirante

Vice-Presidente do Programa de Sistemas de Monitoramento das Águas
Representante da Empresa Sanasa/Campinas

Conselheiros – representantes:

Municípios de até 50 mil habitantes:
Capivari, Ipeúna, Holambra, Corumbataí, Extrema (MG)

Municípios de até 500 mil habitantes:
Americana, Itatiba e Piracicaba

Municípios com mais de 500 mil habitantes:
Campinas

Empresas:
Dae Jundiaí, BRK Ambiental, Evonik, Usina Ester e Rhodia

Agentes de Interlocução:
Amparo, Atibaia, Bragança Paulista, Camanducaia/MG, Jaguariúna, Rio Claro, Santa Barbara D’Oeste, Cordeirópolis e Valinhos.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

11 de novembro de 2025

Categoria é voltada às instituições de Educação Básica localizadas em municípios associados ao Consórcio PCJ Os projetos “Refloresta”, da E.E. Comendador Emílio Romi (Santa Bárbara d’Oeste), Vozes…

11 de novembro de 2025

Evento que teve início nesta segunda-feira, 10, reúne líderes globais para discutir soluções integradas de adaptação, resiliência e segurança hídrica. A Conferência das Nações Unidas…

10 de novembro de 2025

Consórcio PCJ esteve presente na celebração, que aconteceu no dia cinco de novembro para celebrar a história e os investimentos futuros O Consórcio PCJ participou…

Pular para o conteúdo