Segunda etapa de plantio do Projeto “Revitalização das bacias dos rios Camanducaia e Jaguari” é concluída com a implantação da técnica de “Remuneração Ambiental”

O Consórcio PCJ concluiu no mês de maio de 2012 a segunda etapa dos plantios de recuperação de matas ciliares do projeto “Revitalização das Bacias dos rios Camanducaia e Jaguari”. Nessa etapa foram plantadas 53 mil mudas nativas em 33,5 hectares, com a implantação da técnica piloto de “Remuneração Ambiental”, que consiste no pagamento aos proprietários rurais participantes do projeto de pelo empréstimo de mão-de-obra, aluguel de espaço e maquinários (tratores, implementos agrícolas, etc), além do fornecimento de insumos, para utilização nos próprios plantios e manutenções das áreas recuperadas.

O projeto todo faz parte de um convênio entre o Consórcio PCJ e a Petrobras/REPLAN, que teve início em 2009 com a execução de ações de educação ambiental sobre reuso e aproveitamento de água da chuva. No total serão plantadas 200 mil mudas nas duas bacias até 2014.
Nessa segunda etapa, participaram 17 propriedades de seis municípios: Artur Nogueira, Cosmópolis, Holambra, Jaguariúna, Paulínia e Sto. Ant. de Posse.

A técnica “Remuneração Ambiental”, que não estava prevista no plano de trabalho inicial do convênio, foi utilizada com alguns proprietários rurais do município de Cosmópolis e se mostrou muito interessante. Segundo o coordenador de projetos do Consórcio PCJ e responsável pelo projeto, Guilherme Valarini, “a técnica reduziu custos para realizar os plantios e os proprietários receberam um recurso extra pelo empréstimo de mão-de-obra, aluguel de espaço e maquinários (tratores, implementos agrícolas, etc), além do fornecimento de insumos”.

A tentativa de implantação dessa técnica se iniciou após a contratação da empresa de plantio de mudas por processo licitatório, sendo que o Consórcio PCJ realizou uma reunião com seus representantes para explicar o processo. Todos os proprietários que receberam os plantios em suas propriedades foram informados sobre tal possibilidade de remuneração.

Projeto de Revitalização segue ainda com a manutenção das áreas recuperadas por dois anos
O projeto “Revitalização das Bacias dos rios Camanducaia e Jaguari” agora segue para a próxima etapa que é o de manutenção dessas áreas plantadas, com previsão de ocorrer por dois anos. “É o tempo mínimo necessário para que as mudas possam crescer, se desenvolver e tornarem-se autossustentáveis”, atenta o coordenador de projetos Guilherme Valarini.

O projeto teve início no período chuvoso de 2009, com a execução da primeira etapa dos plantios (110 mil mudas). No total, será finalizado no período chuvoso 2012/2013, o plantio das 200 mil mudas de espécies nativas numa área de 120 hectares, com a participação de 34 proprietários rurais das bacias dos dois rios.
 

Na segunda etapa foram plantadas 53 mil mudas nativas em 33,5 hectares

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo