Secretário Geral da RIOB conhece a sede do Consórcio PCJ e debate sobre parcerias

Na manhã desta quinta-feira, 16 de novembro, o Consórcio PCJ, recebeu em sua sede na cidade de Americana (SP), a visita do Secretário Geral da Rede Internacional de Organismos de Bacias (RIOB), Erick Tardieu, que conheceu as instalações da entidade, em especial a Casa + Sustentável, e discutiu sobre novas parcerias. A RIOB é uma das mais importantes instituições sobre gestão da água, com sede em Paris, na França, e reúne organismos de bacias do mundo.

Tardieu ficou impressionado com as tecnologias da Casa + Sustentável, em especial a caixa de areia, que permite montar uma bacia hidrográfica, o cinema sensorial, e os jogos interativos. “Na França, não vi nada comparável a esse projeto, gostaria de replicar essa iniciativa lá também”, comentou.

Na parte final da visita, o secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, ao lado do gerente de sensibilização e comunicação, Murilo Sant’Anna e da gerente técnica, Andréa Borges, apresentaram a Tardieu a possibilidade de assinatura de um Termo de Cooperação Técnica entre Consórcio PCJ e RIOB, que será analisado pela secretaria da rede. A expectativa é que ambas as entidades somem forças para fortalecer a gestão de recursos hídricos por bacia hidrográfica e estabelecer ações para tornar as bacias mais resilientes às mudanças climáticas.

Esta foi a primeira vez na história que um secretário geral da RIOB visitou o Consórcio PCJ em sua sede.

Sobre a RIOB

A RIOB é uma estrutura internacional constituída em maio de 1994, na França. Fazem parte da RIOB mais de 170 organizações de bacias hidrográficas de vários países. Entre seus principais objetivos, destaca-se o de desenvolver relações entre os organismos membros e fornecer um intercâmbio de experiências, estabelecer programas de cooperação, implementar os instrumentos de gestão, disponibilizar bancos de dados, dentre outros. Em 1998, em evento ocorrido em Salvador (BA), o Brasil assumiu a presidência da entidade através do então Secretário Nacional dos Recursos Hídricos, Dr. Raymundo José Garrido, que permaneceu até o ano 2000 quando passou o cargo para o representante da Polônia. Em 2013, na Assembleia Geral, ocorrida em Fortaleza (CE), a presidência voltou ao Brasil, na figura do Presidente da Rede Brasil de Organismos de Bacias (REBOB), Lupercio Ziroldo Antonio, que permaneceu a frente da RIOB até o ano de 2016, quando passou o cargo ao representante do México. Atualmente, a presidência da Rede está com o Marrocos.

O Consórcio PCJ foi um dos fundadores da RIOB e é um dos organismos membros do Comitê de Ligação, considerado a diretoria da rede.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo