Secretário de Saneamento e Recursos Hídricos de São Paulo anuncia obra da Macro Metrópole

 

29/06/2011

O Secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do estado de São Paulo, Edson Geriboni, anunciou durante a 5ª Reunião Extraordinária dos Comitês PCJ, realizada em Piracicaba, no Armazém Cultura, nesta terça-feira (28),  a construção de um reservatório no Vale do Ribeira, como uma das solução para o Plano Diretor de Abastecimento da Macro Metrópole São Paulo. Também durante a reunião, foi distribuído o relatório síntese do plano de bacias PCJ, contratado e gerenciado pela Agência de Água PCJ/Consórcio PCJ, com os recursos da cobrança da água e orientação dos Comitês PCJ. O Relatório Síntese do Plano de Bacias PCJ 2010/2020 está disponível no site do Consórcio PCJ (www.agua.org.br).

“O novo reservatório permitirá uma regularização de vazão na ordem dos 5 m3/segundo”, disse Geriboni em coletiva de esclarecimento de dúvidas e recebimentos de propostas dos segmentos dos Comitês PCJ, do qual participaram também, o Prefeito de Piracicaba e Presidente dos Comitês PCJ, Barjas Negri, o Superintendente do DAEE, Amauri Luiz Pastorello e o Secretário Executivo dos Comitês PCJ, Luis Roberto Moretti.

Representantes dos municípios de Atibaia questionaram as autoridades sobre soluções para amenizar os problemas que eventos como as inundações que assolaram a cidade em 2010 e 2011, causam. O Secretário de Saneamento e Recursos Hídricos respondeu afirmando que o estado está realizando estudos para a região e outras áreas de São Paulo com o objetivo de aplicar medidas preventivas visando evitar ou reduzir os impactos de tais eventos.

A Prefeita de Piracaia e Vice-Presidente do Programa de Educação Ambiental do Consórcio PCJ, Fabiane Santiago, relatou um histórico sobre as intervenções na calha do rio Cachoeira, que vem ocorrendo desde a década de 1990 e são de interesse regional, pois tais obras permitem maiores liberações de vazões pelas comportas da represa Cachoeira do Sistema Cantareira. Fabiane solicitou apoio do Superintendente do DAEE, já que a última etapa ainda não pode ser iniciada por pendências na liberação da outorga. Pastorello comentou que verificaria uma saída para solucionar o entrave para a obra.

O Secretário Executivo do Consórcio PCJ, Dalto Favero Brochi, e o Coordenador de Projetos da entidade, Francisco Lahóz, demonstraram a preocupação das bacias PCJ com as atuais regras operativas do Sistema Cantareira e ressaltaram que algumas autoridades, assim como o Diretor Presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu, tem sugerido que as discussões sobre a renovação da outorga do Sistema Cantareira, a ocorrer em 2014, se iniciem desde já, dada a sua complexidade e pelo agravamento dos eventos extremos.

  Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ  

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo