Secretário de Meio Ambiente de Paulínia visita área recuperada em parceria com o Consórcio PCJ

O secretário de Defesa e Desenvolvimento do Meio Ambiente de Paulínia (SP), Jorge Israel de Almeida da Silva, ao lado do coordenador de Projetos do Consórcio PCJ, Guilherme Valarini, visitaram área no Parque Brasil 500 que recebeu o plantio de 4,5 mil mudas nativas. O plantio faz parte do Projeto de Revitalização das Bacias dos Rios Camanducaia e Jaguari, realizado pelo Consórcio PCJ e com o apoio da Petrobras/REPLAN.

No total, o município recebeu 8,5 mil mudas do projeto. O Consórcio PCJ além de fornecer as mudas, realizou o plantio e pratica a manutenção das áreas por pelo menos dois anos, quando as mudas possuem autonomia para evoluírem sozinhas.

Desde 2009, a prefeitura de Paulínia e o Consórcio PCJ possuem parceria para a indicação áreas de preservação que precisam de recuperação ciliar. Segundo a bióloga do Jardim Botânico Municipal, Jeanette Inamine Miachir, que também esteve presente na visita à área, as pessoas que possuem APP (área de preservação permanente) em suas propriedades não possuem condições de realizar a recuperação sozinha.

Jeanette ainda destacou as atividades em conjunto com o Consórcio PCJ. “Tem sido uma parceria muito produtiva. O Consórcio nos auxilia no fornecimento de mudas, no plantio e na manutenção da área, além de nos auxiliar no fornecimento de sementes, para que a nossa equipe possam produzir mudas para recomposição de áreas degradadas, arborização urbana e para moradores”, atentou ela.

A bióloga ainda informou que está em andamento o cadastramento de APPs em áreas rurais e em plantas de empresas no município que necessitam serem recuperadas gerando, assim, um banco de potenciais locais a receberem projetos de revitalização, como o que foi promovido pelo Consórcio PCJ.

O secretário de Meio Ambiente ficou bastante satisfeito com a evolução dos plantios e se colocou a disposição para novos projetos e novas parcerias com o Consórcio PCJ. A parceria com o Consórcio tem ajudado Paulínia conseguir pontuação nos dois últimos anos no Município Verde Azul, promovido pelo Governo de São Paulo.

O prefeito de Paulínia, Edson Moura Júnior, disse que a parceria com o Consórcio PCJ, possibilita desenvolvimento econômico atrelado à qualidade de vida para população. “A parceria com o Consórcio tem sido fundamental para recuperarmos a nossa mata ciliar. Na cidade foram plantadas aproximadamente oito mil mudas. Queremos o desenvolvimento que respeite e dialogue com as questões ambientais”, disse.

Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo