Seção Brasil se organiza para a eleição de novos governadores e do novo presidente do Conselho Mundial da Água

 

Reunião intensificou empenho em promover o Brasil como sede do 8º Fórum Mundial da Água em 2018

A eleição dos novos governadores e a indicação de propostas para a Agenda Propositiva 2013 – 2015 foram os temas centrais do encontro da Seção Brasil do Conselho Mundial da Água (WWC – na sigla em inglês), realizada no dia 20 de setembro. O Consórcio PCJ é membro da Seção Brasil como do Conselho, e esteve presente à reunião por meio do coordenador de projetos, José Cezar Saad.

O Conselho Mundial da Água possui mais de 300 membros ativos de mais de 60 países. A autoridade máxima do WWC é a Assembleia Geral de Sócios, que elege e nomeia um máximo de 35 membros para o Conselho de Governadores, em conformidade com a Constituição e Estatuto Social.

Uma nova Assembleia Geral para eleição de novos governadores, como para o presidente do conselho, está agendada para ocorrer de 17 a 19 de novembro de 2012, na cidade de Marselha, na França. A eleição acontece no dia 18 e a posse dos novos governadores no dia 19.

A reunião foi coordenada pelo professor titular da Universidade de São Paulo e atual vice-presidente do Conselho Mundial da Água, Dr. Benedito Braga, que solicitou especial atenção aos membros do WWC a participarem da Assembleia Geral, na França. A intenção é organizar as vésperas do evento, no dia 16 de novembro, uma reunião especial da Seção Brasil na cidade de Marselha, com orientações e definições de como proceder durante as eleições dos novos governadores.

Braga ainda atentou para o envio de sugestão de propostas de ação para alimentar o documento Agenda Propositiva 2013 – 2015. A reunião também oficializou o empenho na candidatura brasileira em sediar a oitava edição do Fórum Mundial da Água, a ocorrer em 2018. A vontade foi externado no Pavilhão Brasil, na última edição do Fórum, realizada em março desse ano, na cidade de Marselha (França). O WWC receberá as proposituras das nações candidatas a sede até o dia 20 de outubro de 2012. O anúncio do país sede do Fórum de 2018 será também durante a Assembleia Geral, em novembro. A sétima edição do evento acontecerá em 2015, na Coreia do Sul, na cidade Daegu Gyeongbuk.

O último Fórum Mundial da Água recebeu mais 35 mil pessoas de 173 países. Cerca de 1.400 propostas de soluções em torno da temática da água foram postadas na plataforma de soluções do Fórum e foram apresentadas na Conferência da Organização das Nações Unidas, Rio+20, realizada em junho, no Rio de Janeiro. Dentre as propostas apresentadas, os temas, assegurar o suprimento de água para a biodiversidade e ecossistemas; implementar o direito à água; reforçar a importância de políticas de gerenciamento da água, de energia e do uso da terra foram eleitos a fazerem parte do documento final da conferência intitulado, “O Futuro que Queremos”.

O Consórcio PCJ organizou comitiva para os dois eventos. Para o 6º Fórum Mundial da Água cerca de 50 pessoas estiveram em Marselha conhecendo as boas iniciativas de políticas ligadas à água. Já para a Rio+20, a comitiva era composta por 40 pessoas ligados à área de gestão de recursos hídricos e meio ambiente.

Reunião intensificou empenho em promover o Brasil como sede do 8º Fórum Mundial da Água em 2018

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo