Município associado ao Consórcio PCJ definiu um conjunto de ações preventivas diante dos eventos climáticos extremos
O município de Santa Bárbara d’Oeste, associado ao Consórcio PCJ, deu início neste mês à “Operação Chuvas de Verão 2025/2026 – SP Sempre Alerta”, acompanhada da instituição do Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil (Decreto Municipal nº 7.727, de 17 de novembro de 2025).
Segundo a Prefeitura, a iniciativa estabelece um conjunto de ações preventivas, de resposta e de recuperação para enfrentar eventuais ocorrências naturais típicas do período chuvoso. A operação permanecerá em vigor até 31 de março de 2026.
“Trata-se de uma ação importante e que demonstra a preocupação do Município de Santa Bárbara d’Oeste em oferecer a maior segurança ao cidadão, seguindo diretrizes da Defesa Civil do Estado de São Paulo. Organizamos diversos setores da Administração Municipal para que, se necessário, tenhamos uma resposta rápida aos eventos climáticos”, afirmou o prefeito Rafael Piovezan.
Plano de Contingência
Coordenado pela Coordenadoria Executiva, o Plano de Contingência intensifica as ações de prevenção, apoio, monitoramento, divulgação e planejamento de respostas rápidas, quando necessário. As ações também são realizadas em integração com a Defesa Civil do Estado de São Paulo.
A Coordenadoria Executiva é composta pelo prefeito e por representantes de oito secretarias: Governo; Justiça e Relações Institucionais; Meio Ambiente; Obras e Serviços; Planejamento; Promoção Social; Saúde; Sesetran (Segurança, Trânsito e Defesa Civil); além do DAE (Departamento de Água e Esgoto).
Durante a Operação Chuvas de Verão, a Defesa Civil orienta a população:
• Não jogar lixo e entulho em encostas e leitos de rios;
• Não deixar sacos de lixo sobre a calçada, evitando que sejam carregados pela enxurrada;
• Não descartar lixo nas vias públicas, prevenindo o entupimento de bueiros;
• Evitar contato com a água em situações de inundação ou alagamento e não caminhar por áreas alagadas, devido ao risco de contaminação e acidentes;
• Em caso de tempestades com raios, buscar abrigo em locais cobertos e manter-se calçado.
A população pode acionar a Defesa Civil para denúncias e solicitações pelo telefone de emergência 199 ou, em horário comercial, de segunda a sexta-feira, pelo número (19) 3454-3075.