Saneamento básico será o tema da Campanha da Fraternidade 2016

Na próxima quarta-feira, dia 10 de fevereiro, será iniciada a Campanha da Fraternidade 2016 que terá como centro das discussões o direito ao Saneamento básico e seus reflexos à saúde pública.
Neste ano, a Campanha da Fraternidade será ecumênica, como já aconteceu em outras três vezes, em 2000, em 2005 e 2010. Estão envolvidas na Campanha todas as Igrejas cristãs que fazem parte do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil, o CONIC e outras instituições ecumênicas.

A Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2016 apresenta o tema: “Casa Comum, nossa responsabilidade”e tem como lema: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”(Am 5,24). Seu objetivo principal é assegurar aos milhões de brasileiros que vivem à margem da sociedade, nas periferias, favelas e cortiços, o direito ao saneamento básico, tão necessário para terem condições de vida digna, pois a falta de saneamento básico e de moradias dignas têm incidência direta sobre a saúde da população.

Desde a sua fundação em 1989, o Consórcio PCJ desenvolve ações com objetivo de ampliação dos índices de Saneamento Básico na região, dos quais podem ser destacados o salto no tratamento de esgotos de 3% para 65%, o combate às perdas hídricas nos serviços de abastecimento, caindo de 50% para 37%, além do acesso à água tratada nas Bacias PCJ estar acima de 95%.

O Consórcio PCJ entende que a disponibilidade de água de qualidade e em quantidade passa necessariamente por uma boa gestão e maior acesso do Saneamento Básico à população. Por isso, a entidade acredita que iniciativas como a da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em discutir o tema na Campanha da Fraternidade 2016 é extremamente válida e importante num momento em que a gestão da água ganha contornos de relevância para o desenvolvimento sustentável para a nossa sociedade.

A entidade já apoiou a Campanha da Fraternidade em outras ocasiões, durante o ano 2000, já que um dos lações de integração do Consórcio é o de solidariedade e ajuda mutua entre os municípios e empresas das Bacias PCJ. “O Consórcio PCJ, foi fundado em 1989, objetivando romper as barreiras partidárias e diferenças entre os municípios para através da união, fraternidade e solidariedade, chegar à universalização do saneamento básico”, atenta o secretário executivo da entidade, Francisco Lahóz.

O Consórcio PCJ enviou ofício ao presidente da CNBB, Dom Sérgio da Rocha, Arcebispo de Brasília (DF), parabenizando pelo tema escolhido, devido à sua importância e impactos na comunidade.

Mais informações sobre a Campanha da Fraternidade 2016 podem ser obtidos pelo site: www.cnbb.org.br.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo