Sandro Stroiek assume a presidência do Consórcio PCJ com foco no Sistema Cantareira e curso de capacitação para novos gestores

 Desde o dia primeiro de janeiro, o diretor da Foz do Brasil, Sandro Stroiek, assumiu o posto de Presidente do Conselho de Transição do Consórcio PCJ com a missão de conduzir a eleição para o novo presidente da entidade, que segundo o estatuto, deve ser necessariamente um prefeito. Nesses três meses que ficará no comando do Consórcio, Stroiek quer ampliar o debate de esclarecimento sobre a gestão do Sistema Cantareira, além de esclarecer os novos gestores municipais sobre as Bacias PCJ e o próprio Consórcio PCJ os caminhos para a sustentabilidade dos recursos hídricos, Saneamento e Meio Ambiente.

O Programa de Educação Ambiental da entidade trabalhará dentro do Projeto Semana da Água 2013, o Sistema Cantareira. À pedido do Presidente Stroiek, também está em produção um vídeo de esclarecimento sobre a operação e funcionamento das cinco represas que formam o Cantareira que será utilizado em capacitações da Semana da Água.

Durante o ano de 2012, o Consórcio PCJ realizou diversos eventos de esclarecimentos sobre o tema, com destaque para os dois Talk-Shows, um realizado em Campinas (SP), no mês de maio, e outro realizado em Piracicaba (SP), no mês de novembro. Durante os eventos foi levantado pelos especialistas e gestores das entidades envolvidas com o tema, a possibilidade de antecipação do debate da renovação da outorga do sistema e a construção de novos reservatórios (na região de Amparo e Pedreira), além de alteamento das represas do Cantareira, como forma de ampliação da oferta hídrica para a Bacia do Alto Tietê, onde está situada a Grande São Paulo, e as bacias PCJ.

No dia primeiro de fevereiro, a entidade realizará a capacitação “É preciso conhecer” – As Oportunidades e Realidades das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. O evento é destinado aos novos prefeitos, gestores membros e lideranças nos municípios, empresas consorciadas, representantes de prefeituras e do poder legislativo, além dos serviços de saneamento associados ao Consórcio PCJ.

A capacitação tem como objetivo fomentar a integração de experiências relacionadas ao funcionamento do Consórcio PCJ, do Sistema de Recursos Hídricos da região, municípios e empresas associadas, fontes de recursos para projetos e obras, assim como oportunidades quanto à captação de recursos para projetos e obras com enfoque aos recursos hídricos e meio ambiente.

Essa foi uma das determinações do Presidente do Conselho de Transição. Stroiek quer que os novos gestores saibam sobre as necessidades e problemas das Bacias PCJ, bem como a importância do trabalho do Consórcio PCJ na região. A capacitação busca, também, informar e preparar os novos prefeitos para a eleição do novo presidente da entidade, em março de 2013.

alk-Shows

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo