SANASA inaugura Museu da Água em Campinas

As Bacias PCJ ganharam um novo espaço de sensibilização sobre a importância dos recursos hídricos para o desenvolvimento sustentável. Na última semana, a Sanasa promoveu a inauguração simbólica do Museu da Água, em Campinas. Trata-se de uma exposição científica cultural interativa que integra, de forma permanente, o Centro de Conhecimento da Água (CCA). A ação comemora o aniversário de 46 anos da empresa responsável pelos serviços de abastecimento no município, comemorados no dia 28 de agosto.

Com investimento total da Sanasa no valor de R$ 1.550.069,00, sendo R$ 1.169.690,00 como contrapartida da Sanasa pelas obras de esgotamento sanitário financiadas pela Caixa Econômica Federal, o acervo reúne 24 instalações distribuídas nas áreas interna e externa do CCA. Cada uma delas apresenta, de maneira lúdica e interativa com o público, a água enquanto elemento garantidor da vida e do equilíbrio ambiental do planeta.

Todas as instalações também destacam o uso da água ao longo da história e da evolução tecnológica para o tratamento, armazenamento e distribuição. O trabalho da Sanasa é ressaltado com ênfase ao sistema de tratamento e abastecimento de água, bem como ao serviço de esgotamento sanitário e à produção de água de reúso.

A exposição interativa foi idealizada pelo físico Aníbal Fonseca de Figueiredo Neto, mestre pela Universidade de São Paulo (USP). Ele participou da concepção e construção de diversos projetos de popularização da ciência, entre eles o Museu Catavento Cultural, em São Paulo.

O Museu da Água fica no Centro de Conhecimento da Água (CCA),localizado na Rua Visconde de Congonhas do Campo, 567, Parque São Martinho (ao lado do Parque das Águas). As visitas são gratuitas e podem ser agendadas a partir de 1º de setembro pelos telefones 3735-5413 e 3735-5791. O Museu funcionará de terça a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 14h às 16h30. Em função da pandemia, as visitas serão reduzidas a, no máximo, dez pessoas por período. As escolas serão agendadas após a liberação da Secretaria de Educação.

O Museu da Água em Campinas vem se somar a outros espaços similares existentes nas Bacias PCJ, como os museus que ficam em Indaiatuba e Piracicaba, e são importantes como centros de sensibilização e educação ambiental.

Apoio texto: Assessoria de Comunicação/Sanasa-Campinas

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

10 de janeiro de 2025

Precipitações intensas elevaram a vazão dos rios da região e permitiram discreta melhora na reservação de água do Sistema Cantareira O Consórcio PCJ encaminha abaixo…

9 de janeiro de 2025

Inscrições de participação nas etapas municipais estão abertas e evento final será em maio no DF; Consórcio PCJ tem apoiado municípios associados Os municípios da…

8 de janeiro de 2025

Foto: Membros do Conselho de Transição, após eleição em setembro de 2024. Formado por representantes das Empresas Associadas à entidade, Conselho irá conduzir eleições da…

Pular para o conteúdo