SAAE Indaiatuba recebe 4,6 mil mudas do Consórcio PCJ para ações de reflorestamento

Previsão é de que a entidade encerre 2020 com a doação de 50 mil mudas de árvores nativas aos seus associados em toda a bacia.

O Consórcio PCJ, por meio do seu Programa de Proteção aos Mananciais (PPM), realizou durante esse ano a doação de 4,6 mil mudas de árvores nativas ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Indaiatuba (SP), município associado à entidade. As mudas foram fornecidas pelo Viveiro Municipal de Piracicaba, que é o principal parceiro do Consórcio em projetos de reflorestamento ciliar nas Bacias PCJ.

O plantio foi realizado em duas etapas, sendo a primeira etapa nos meses de maio, junho e julho e a segunda em agosto, setembro, outubro e novembro. As mudas foram plantadas às margens da Represa Capivari-Mirim e na área verde do loteamento Monte Verde, em Indaiatuba. O processo de plantio contemplou a locação, abertura das covas, adubação, plantio das mudas e irrigação. A manutenção e o acompanhamento da área reflorestada será realizada pela equipe do SAAE.

Até o momento, o Consórcio PCJ já realizou a doação de 44,4 mil mudas aos associados. A previsão é de que até o final de dezembro sejam doadas no total 50 mil mudas para ações de recuperação florestal. Já receberam essas doações, além de Indaiatuba, os municípios de Amparo, Bragança Paulista, Capivari, Holambra, Ipeúna, Louveira, Monte Mor, Nova Odessa, Rafard, Rio das Pedras; e, também, a Fundação Florestal de Piracicaba e as empresas associadas: Pirelli, Unilever, Usina Açucareira Furlan e Usina Ester. Até o final do ano ainda serão contemplados com novas doações a Prefeitura de Holambra, a Fundação Florestal de Piracicaba e a Usina Furlan.

Além da doação de mudas, o Consórcio PCJ realizou neste ano a entrega de insumos como sementes e saquinhos para produção de mudas junto aos viveiros parceiros nos municípios de Capivari, Camanducaia, Limeira, Nova Odessa, Piracaia, Piracicaba, Saltinho e Santa Barbara D’Oeste. No total foram doados mais de 39 mil saquinhos e milhares de sementes.

Segundo o assessor técnico do Consórcio PCJ e um dos responsáveis pelo PPM, Flávio Forti Stenico, mesmo com as restrições de atividades nos municípios imposta pela pandemia de Covid-19, a entidade não paralisou suas atividades de recuperação florestal e suas parcerias. “Ainda com algumas dificuldades e medidas de segurança por causa do coronavírus, as atividades de apoio aos municípios em ações de recuperação de matas ciliares continuou durante o ano de 2020 e projetos de recomposição de matas ciliares foram executados”, atenta.

Programa de Proteção aos Mananciais

O Programa de Proteção aos Mananciais (PPM) surgiu em 1991 e tem como objetivo proteger os mananciais de uso público para garantir água de qualidade para toda a população das Bacias PCJ, através do desenvolvimento de projetos de reflorestamento ciliar nos rios da região, com a parceria de 15 viveiros municipais e o envolvimento da comunidade.

Ao longo dos seus quase 30 anos, o PPM já plantou mais de 4,5 milhões de mudas nas Bacias PCJ em 2.700 hectares de matas ciliares, o equivalente a 3.610 campos de futebol e 20 vezes a área do Parque Ibirapuera, em São Paulo.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo