SAAE de Capivari inaugura 35 km de novas redes de distribuição de água

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Capivari concluiu a troca de 35 km de redes de distribuição de água no município. A cerimônia de inauguração da obra aconteceu no dia 19 de julho, no Plenário do Executivo, com as presenças do prefeito, Rodrigo Proença, do vice-prefeito, Vitor Riccomini, do superintendente do SAAE, José Luiz Cabral, e do presidente da Câmara de Vereadores, Bruno Barnabé.
O Consórcio PCJ foi representado pela subsecretária executiva, Jussara Cordeiro Santos, e pelo coordenador de projetos da entidade, José Cezar Saad. Também estiveram no evento a coordenadora de convênios da Agência das Bacias PCJ, Elaine Franco de Campos, e o representante da Agência Reguladora ARES-PCJ. Marcelo Bacchi.

A subsecretária executiva do Consórcio PCJ, Jussara Cordeiro Santos, afirmou que o município de Capivari dá um grande passo em meio à pior crise hídrica já vivenciada nas bacias PCJ. “Investir no controle de perdas é extremamente importante, pois, basicamente, evitamos que água tratada seja desperdiçada e água distribuída não seja cobrada. Isso faz com que você diminua o uso sem necessidade dos recursos hídricos e gere uma economia financeira ao Departamento de Água, que pode investir mais na área de saneamento básico”, ressaltou ela na inauguração.

A nova rede de água foi implantada nos bairros, Vila Fátima, Vila Cardoso, Vila Izildinha, Jardim Santa Maria, Pão de Açúcar, São José, Estação, Rossi, Raia, Padovani, avenida Antônio Frederico Ozanam e região Central.

Com a renovação das redes de distribuição de água e a Implantação do Centro de Controle Operacional de Combate às Perdas, inaugurado em 2014, o SAAE conseguiu reduzir de 45% para 23% às perdas de água tratada.

O superintendente do SAAE, José Luiz Cabral, lembrou que quando assumiu a gestão do SAAE, “as perdas na distribuição de água eram de 53% nos primeiros quatro anos, e com ações contra fraudes, conseguimos reduzir para 25% às perdas e hoje, com muita satisfação informamos que estamos com 23% com o propósito de atingirmos níveis percentuais de primeiro mundo. Isso se deve aos três projetos já implantados”, destacou.

Já o prefeito Rodrigo Proença, ressaltou sua alegria em poder participar desse momento tão importante para o desenvolvimento ambiental do município. “No mês de aniversário de 185 anos de Capivari o SAAE preparou a inauguração de treze obras e isso é referência regional. Estamos comemorando o aniversário da cidade e os investimentos em saneamento básico que tanto beneficia a população de Capivari”, afirma Rodrigo.

Foram investidos R$ 5 milhões na renovação da rede de distribuição de água. A tubulação, que antes era de ferro fundido, hoje é de tubos “PEAD”, um polietileno de alta densidade com uma tecnologia mais resistente e com duração estimada de 500 anos.

Apoio textos e Fotos: Assessoria de Imprensa – SAAE Capivari

Autoridades e representantes na cerimônia de inauguração da troca de redes de distribuição de água em Capivari Cerimônia de inauguração da troca de redes de distribuição de água em Capivari Troca de redes de distribuição de água em Capivari

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo