Rui Gonçalves também participará do 1º Encontro de Jornalistas do Consórcio PCJ

 

21/10/2010

O jornalista e repórter da Globo News, Rui Gonçalves, confirmou sua participação como palestrante e coordenador da mesa de discussões do 1º Encontro de Jornalistas do Consórcio PCJ, sob o tema “A imprensa e o seu papel socioambiental”, que acontecerá no dia 24 de novembro, em Atibaia (SP), durante a realização do 2º Simpósio “Experiências em Gestão dos Recursos Hídricos por Bacia Hidrográfica”.

O encontro também tem confirmadas as presenças do articulista do Jornal Correio Popular de Campinas (SP), José Pedro Martins e do jornalista e apresentador da Globo News, André Trigueiro, referência em jornalismo e comunicação ambiental na atualidade.

O jornalista Rui Gonçalves é formado pela PUC Campinas e especialista em Gestão de Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa pelo Instituto de Economia da Unicamp.  Foi colaborador do blog Ação Sustentável do portal EPTV, com braço na internet da EPTV, emissora afiliada a Rede Globo nas regiões de Campinas, Ribeirão Preto, São Carlos e Sul de Minas Gerais.

Rui foi editor, apresentador e repórter da EPTV durante mais de oito anos. Como repórter mostrou a venda e o consumo de drogas à luz do dia a poucos metros da sede do comando da Polícia Civil na área central de Campinas. A cobertura jornalística levou a prefeitura municipal a iniciar um programa de repressão a criminalidade e a ações sociais em favor de moradores de rua. Também levou à demolição de prédios abandonados na região, culminando com implosão do edifício do antigo Terminal Rodoviário de Campinas.

Em 2005, como editor cobriu para o Jornal Nacional o caso de corrupção na Prefeitura de Alfenas (MG). O então prefeito aparecia em imagens distribuindo dinheiro a vereadores. O caso gerou manifestações violentas da população e provocou o afastamento dos envolvidos.

Atualmente Rui Gonçalves é repórter da Globo News em São Paulo.

A imprensa como o canal de compreensão da temática ambiental

O interesse de Rui Gonçalves pela Sustentabilidade surgiu há 4 anos quando compreendeu que o tema envolve aspectos Sociais, Econômicos e Ambientais. Acredita que o papel da imprensa é de fundamental importância para permitir a compreensão da temática sustentabilidade pelo grande público e influir nas decisões estratégicas de empresas em prol do meio ambiente e da responsabilidade social, sem  afastá-las do objetivo principal que é o lucro.

A imprensa é foco de seu estudo sobre Gestão de Sustentabilidade na Unicamp no qual pesquisa os benefícios intangíveis que a divulgação de ações e produtos sustentáveis em veículos especializados traz as empresas. Seu objeto de estudo é o programa Cidades e Soluções.

O 1º Encontro de Jornalistas do Consórcio PCJ, acontecerá no dia 24 de novembro, durante o Simpósio, na sala São Paulo, a partir das 8h30. Para participar será necessário inscrição prévia ou fazer parte da lista de convidados. O Evento é uma realização do Consórcio PCJ com o patrocínio da Foz do Brasil.

  Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ  

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo